O que é arte

Páginas: 17 (4184 palavras) Publicado: 10 de junho de 2011
Resumo do livro- O que é arte de Jorge Coli.
Lilian Timóteo
http://educacaoepraxis.blogspot.com/
INTRODUÇÃO
Segundo Coli, dizer o que é arte é coisa difícil. Um sem número de tratados de estética debroçou-se sobre o problema, procurando situá-lo, procurando definir o conceito. No entanto, o autor nos previne da decepção em relação à busca de uma resposta clara e definitiva, pois, essas sãodivergentes, contraditórias, além de frequentemente se colocarem na posição de exclusividade e na pretensão de se colocar como verdade única. Para o autor, é possível dizer que certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Em síntese, Coli declarauma falsa tranquilidade em definir o que é arte, dizendo que pela complexidade da questão é possível ao menos saber quais coisas correspondem a idéia de arte e como devemos nos comportar diante dela. Essa tranquilidade é frágil diante do esvaziamento de sentido que engloba essa idéia.

1. A INSTAURAÇÃO DA ARTE E OS MODOS DE DISCURSO

2.1 A hierarquia dos objetos

Segundo o autor aarte instala-se por meio de diversos aparatos culturais, sendo esses, discursos, o local, as atitudes dessa esfera e reitera que a própria noção de arte e esses instrumentos são específicos de nossa cultura.
Na análise do autor, esses instrumentos (discurso, local, ou atitudes de admiração) intervêm na disposição relativa dos objetos artísticos, influenciando e nos moldando a reconhecer quedeterminada obra tem mais valor que outra e assim por diante, criando assim uma hierarquia de objetos artísticos, em nossa cultura temos um conceito que designa a posição máxima de uma obra o chamamos de “obra-prima”. O autor toma como exemplo, a supervalorização de Dante como ser superior a Casemiro de Abreu, entre outros. No entanto, nos alerta a esse julgamento, pois, isso não determina que taisobjetos sejam mais “arte” que outros. Com esse alerta, nos coloca em reflexão a fragilidade da verdade objetiva em relação à crítica, essa tem o poder de atribuir um estatuto a um objeto e, além disso, o de classificá-lo numa ordem de excelências, segundo critérios próprios.
Retomando o conceito de obra prima Coli esclarece que esse conceito teve uma transição de sentido no decorrer da história daarte. Hoje se olharmos o significado da palavra teremos como resposta imediata, obra perfeita, obra capital, a produção mais alta de um autor. No entanto. Se retomarmos a gênese de sentido desse termo descobriremos que obra-prima era aquela que coroava o aprendizado de um ofício, coroando a competência de seu autor, mas, a grande diferença é que não se tratava de uma criação inovadora e sim de umutensílio, saído das mãos de um carpinteiro, ourives ou tecelão, baseados em técnicas. Atualmente o que interessa não é apenas o saber fazer da arte como critério base para uma possível classificação.

2.2 OS CAMINHOS DO DISCURSO

Os discursos que determinam o estatuto da arte e o valor de um objeto artístico são de outra natureza, bem mais complexa que o simples saber fazer técnico.Porém os discursos são dialógicos e por conseqüência cada um pode tomar um caminho, pois, a objetividade de um discurso é sempre questionável, Coli utiliza o exemplo de afinidade entre a cultura do crítico coma do artista, por exemplo, portanto, o que é considerado arte para um crítico pode ser considerado antiarte para outro e vice-versa. Para Coli a situação é embaraçosa, pois, fatoresexteriores instauram arte em nossa cultura, que inclusive podem determinar hierarquia entre os objetos e os critérios que a determina são divergentes, nesse impasse, tenta-se uma passiva saída: se não há unanimidade, talvez haja maioria, o grande problema dessa questão é que a maioria acaba na hierarquização da arte e somos novamente induzidos a valorizar personalidades notáveis, como Cézanne, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte, e arte!
  • Artes de arte
  • Arte pela arte
  • Artes e artes
  • Arte é arte
  • arte
  • arte
  • Arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!