O que é apartação?

Páginas: 18 (4443 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
APARTHEID: A ORIGEM DO CONCEITO

Os gregos antigos achavam que a espécie humana estava dividida em partes diferenciadas, dividiam os homens entre eles, os que nasceram para a liberdade e a riqueza da cultura, e os outros, povos como os bárbaros que nasceram para o trabalho escravo.
As sociedades costumam se dividir em partes diferenciadas: senhores e escravos; aristocratas e servos; cristão epagão; na sociedade oriental o tratamento machista contras as mulheres. Só a partir do século XVIII foi que se começou a defender direitos iguais para todos os homens. A revolução Francesa implantou um regime com um lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Os norte-americanos defenderam a escravidão, na Revolução Americana implantou uma democracia tolerando a diferença que justificava aescravidão. Só muito recentemente, há cerca de um século, foi que passamos a viver em um planeta onde os direitos iguais foram se afirmando. A escravidão não acabou, mas passou a ser um fenômeno raro, mesmo assim dependendo da nação, classe social ou sexo a desigualdade só vem crescendo.
Graça ao avanço tecnológico os países ricos quase eliminarão a pobreza, durante décadas essa desigualdades não crioudificuldade ao funcionamento da sociedade, pois os pobres tinha um senso de conformismo imposto aos escravos. Só com a urbanização mostrou-se um mundo moderno para todos foi ai que o conformismo reduziu as tensões sociais cresceram, os pobres ameaçaram com revoluções, os ricos revidaram com ditaduras.
A situação mais dramática aconteceu na África do Sul, a população negra se submetia adiscriminação exercida pela minoria branca. Que implantou, em 1950, a lei do Registro de População. Conjunto de leis especiais que separaram fisicamente uns dos outros; essas leis determinou a separação entre as partes sociais, dividindo a África do Sul em três categorias: negros, mestiços e brancos.
A esse sistema deu-se o nome de apartheid, que no idioma africâner, falado pelos brancos sul-africanos, querdizer separação, apartação.
Novas leis complementando esse sistema separou a África do Sul por áreas onde as pessoas poderiam residir trabalhar e circular conforme sua cor; criaram-se passaporte para os nãos brancos circularem entre as áreas; proibiram-se casamentos entre pessoas de raças diferentes; a educação tinha padrões diferentes de qualidades; definharam-se empregos para cada raça; negou-sea participação política aos não brancos. Uma lei 1951 estabeleceu uma organização politica para os habitantes negros separados da dos brancos. Foram criadas dez “nações” que dariam cidadania aos habitantes negros da África do Sul, independente de onde eles morassem. Com isso, os negros perderam a cidadania sul-africana, tornando-se estrangeiros, estrangeiros no próprio país, o que legalizou a suaexclusão do processo politico sul-africano. O sistema foi implantado visando garantir os privilégios dos brancos. A desigualdade crescente que levou os brancos a implantar a apartheid aumentou ainda mais. A educação ficou obrigatória para todas as crianças brancas em escolas de alta qualidade; para as outras crianças, a escola era opcional, em condições precárias, o setor urbano branco dispunhadas mais modernas facilidades medicas, enquanto as áreas negras aumentavam o índice de mortalidade infantil e doenças endêmicas, consequência da precariedade dos serviços médicos. A apartheid permitiu um surto de desenvolvimento econômico da África do Sul, pois evitou a distribuição de rendas, concentrando os recursos necessários a uma única base de alta renda que se desenvolveu e enriqueceu, doponto de vista dos brancos.

APARTAÇÃO: A OUTRA FACE DO CONCEITO DE APARTHEID

O que mudou com a apartheid não foi o aumento da desigualdade, mas a afirmação da diferença, o sistema de segregação racial na África do Sul recebeu repudio do mundo.
Naquela época o socialismo se consolidava, o mundo vivia a esperança de construir uma humanidade sem diferença nem desigualdades. A apartheid nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apartação social (no brasil)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!