O que é adolescência

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
O Que é Adolescência?
O autor, Daniel Becker introduz o tema, o que é adolescência, descrevendo que do ponto de vista do adulto o adolescente é um ser em desenvolvimento e conflito. Ele passa por muitas mudanças corporais e emocionais, com muitos conflitos pessoais e familiares. A isto a sociedade dá o nome de "crise normal" e espera-se que o adolescente se adapte às regras vigentes para se"curar".

A mudança que um adolescente sofre ao recém sair da infância é muito abrupta. Seu corpo muda em ritmo acelerado rumo a se tornar um adulto. Nem todas as partes de seu corpo crescem proporcionalmente. Braços acabam "esticando" um pouco além do que o tronco, tornando-se desproporcional e o jovem se sente desengonçado e estranho. As meninas acabam tendo formas de mulher, mas sua cabeça aindapermanece na infância. Os meninos ficam altos e espera-se deles atitudes de um adulto, mas eles ainda não estão maduros.

Observo no meu dia-a-dia, trabalhando com adolescentes, que muitos deles, principalmente os meninos se escondem atrás do capuz das blusas de moletom, que eles usam inclusive no verão, ou atrás de bonés encobrindo parcialmente o rosto. Eles usam aparelhos ortodônticos e estãorepletos de espinhas, longe, quem sabe, do conceito de beleza idealizada por eles.

Mas na nossa sociedade, a introdução à adolescência é um processo muito brusco, pois são cobradas do jovem, atitudes que ele ainda não está preparado para assumir. Em sua infância ele tinha seus pais ou responsáveis para lhes prover o sustento, o estudo, a segurança, o afeto, o abrigo... E repentinamente cobra-seque este adolescente trabalhe, tenha responsabilidades no estudo sem os pais estarem cobrando, tenha atitudes sensatas e maduras. Mas ele não foi preparado durante sua infância para isto.

Se este adolescente tiver pais que trabalham fora, ele tem uma empregada ou babá que o serve sempre que solicitado e, ele não tem nenhuma obrigação de ajudar no serviço doméstico ou qualquer outraresponsabilidade e ainda pior, se for de uma classe privilegiada, os pais os encherão de mimos para compensar sua ausência. Isto gera outros problemas que não cabe comentar aqui.

Mas o adolescente que é de classe mais baixa, em contraposição ao de classe econômica mais estável, será introduzido no mundo adulto mais precocemente e será cobrado dele muito mais. Pois ele terá que trabalhar para ajudar nosustento de sua casa ou até mesmo passar a ser arrimo de família. Muitas vezes este jovem abandona os estudos, pois não agüenta a dupla jornada.

Outro fator que gera conflitos no jovem é que quando ele entra na adolescência seus hormônios entram em "ebulição". Os desejos sexuais afloram, mas existe a repressão destes instintos. Mas o jovem está cercado de apelos sexuais, seja na TV, rádio,músicas, revistas ou internet.

O autor expõe que para a psicanálise, os impulsos sexuais necessitam de satisfação e mudança do objeto de desejo. Quando se é criança, temos como modelo de referência os pais, mas quando os desejos sexuais são aflorados na adolescência, o instinto diz que esta relação seria no mínimo incestuosa, por isso o jovem tem esta necessidade de afastamento de seus pais, muitasvezes esta relação se torna hostil e não apenas contra os pais, mas contra as autoridades em geral.

O jovem também tem que enfrentar seus lutos, a perda da infância, do corpo infantil, dos mimos, da perda dos pais da infância, onde contava com o apoio e proteção deles, e muitos jovens tem medo da responsabilidade adulta; mas os pais também enfrentam o luto, pois "perderam" seus filhinhos pequenosque os obedeciam e o controle sobre a vida deles. Vejo muitos pais de adolescentes dizendo que a melhor fase é quando eles são crianças, pois eles estão debaixo de seus olhos e você pode controlar a vida deles. Os pais tomam as decisões e escolhem por seus filhos.

Para o jovem os pais da infância eram ideais e perfeitos, mas ao entrar em contato com seus erros e fraquezas, o jovem vê que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • A Adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!