o que é Access?

Páginas: 9 (2131 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
Introdução
O Access 2010 é o programa de banco de dados que faz parte do pacote de escritório Office 2010, da Microsoft. Com o software, o usuário pode criar diversas aplicações, como um pequeno controle de estoque, lista de livros, cadastro de clientes, registros de aulas, entre outros. Aqui, você terá instruções básicas para criar e usar tabelas, relatórios, formulários e consultas para assuas aplicações no Access 2010.

A tela inicial do Access 2010
O Access 2010 possui uma interface diferente das versões anteriores do programa. Na primeira tela do software, é possível visualizar facilmente vários recursos, entre eles, a opção de acessar modelos pré-prontos de aplicações de contatos, projetos, tarefas, eventos, entre outros. Também é possível acessar vários modelos através daconexão on-line do Access 2010 ao site do programa na internet.

Ao olhar o programa pela primeira vez, o usuário poderá sentir falta dos tradicionais menus no topo da tela. No Access 2010, o acesso aos principais recursos é feito através de uma pequena barra no campo superior esquerdo da janela. Clicando no botão com o símbolo do Microsoft Office (chamado de Botão Office), é possível acessar asopções de criar, abrir, salvar, imprimir e fechar projetos.
Entre no Access 2010 e vamos criar um pequeno banco de dados para gerenciar uma coleção pessoal de livros. Para isso, clique em Banco de Dados em Branco na área principal do programa ou clique em Novo, no Botão Office. Ao contrário do que acontece com outros aplicativos, como o Word ou o Excel, ao criar um arquivo novo no Access, énecessário salvá-lo primeiro. Em nosso caso, daremos o nome de LIVRO (a extensão é inserida automaticamente pelo programa) e clique no botão Criar.

Criando tabelas
O primeiro passo para desenvolvermos o nosso controle de livros no Access 2010 é criar uma tabela com os campos necessários. Para isso, vá ao menu Criar e escolha Tabela. Na janela que surgir, vá ao menu Início, clique em Modo de Exibição eescolha a opção Modo Design. O programa pedirá um nome para a tabela. Coloque o nome livros.

Aparecerá uma interface onde você deverá criar os campos para a tabela. Vamos criar seis campos: Nome do livro, Autor, Editora, Edição, ISBN e Data de aquisição. Note que o programa mostra um campo já criado de nome Código. Deixe-o como está, por enquanto. Abaixo de Código, digite os nomes dos camposjá mencionados (Veja figura abaixo). Note que, a cada campo criado, aparece ao lado uma coluna chamada Tipo de dados. Nela, você pode definir que tipo de dados aquele campo aceitará. No caso dos campos Nome do livro, Autor, Editora e ISBN pode-se deixar ativada a opção Texto, pois ela aceitará tanto letras como números. No campo Edição, escolha o item Número em Tipo de dados. No campo Data deaquisição, escolha a opção Data/Hora. Como queremos apenas exibir data e não hora, clique uma vez em Data/Hora e, no final da tela, na guia Propriedades do Campo, selecione a aba Geral e, no campo Formato, escolha a opção Data abreviada (ou Data normal, se preferir). Ao fazer isso, sempre que o usuário digitar uma data, está será exibida da seguinte forma: 10/6/2010.

Você já deve ter percebido que,quando criamos uma tabela, podemos inserir vários tipos de campos. Para cada Tipo de dados de cada campo, é possível fazer modificações de diversas formas indo em Propriedades do Campo. Se você quiser, por exemplo, determinar que um campo Texto tenha, no máximo, 300 caracteres, basta selecionar o campo e, em Propriedades do campo, informar o valor desejado em Tamanho do campo. Escolha diferentestipos de dados e, para cada um, explore as opções existentes em Propriedades do campo. Você verá que é possível criar várias coisas interessantes.
Lembra do campo Código, criado automaticamente pelo Access 2010? Note que ele conta com a opção Numeração Automática em Tipo de dados. Esse recurso nos será útil, pois permitirá numerar de maneira ordenada cada livro registrado. Repare que esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Access
  • Access
  • access
  • Access
  • Access
  • Access
  • curso de access
  • Access + sql

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!