O que é ética

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
O QUE É ÉTICA

Naiara Laise Costa Silva*

Valls, Álvaro. O Que é Ética. Editora Brasiliense

Álvaro VAlls (1947) nasceu em Porto Alegre, onde passou a maior parte de sua vida e onde trabalha como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez graduação em Filosofia na Faculdade Medianeira, São Paulo. Em 1973 entrou para o departamento de Filosofia da UFRGS, onde hoje éprofessor-adjunto. Já publicou vários artigos sobre temas filosóficos e educacionais.
O livro “O QUE É ÉTICA”, aborda todos os temas relacionado com a ética, comenta desde a Idade Antiga até os nossos dias atuais sobre a ética.
No primeiro capítulo autor trata sobre “Os Problemas Da Ética”, conceitua a ética entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente atéteológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas, e a própria vida, quando conforme aos costumes considerados correto. Para o autor costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: Num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo os problemas de ética profissional, de ética política, de ética sexual, de ética matrimonial,de bioética, etc. Isso é um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados. O autor comenta que um comportamento correto , em ética seria um comportamento adequado aos costumes vigentes , e enquanto vigente, isto é , enquanto estes costumes tivessem força para coagir moralmente , o que quer dizer socialmente.
Para o autor a ética tem uma função descritiva:precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares, ele mostra que a ética tem também uma reflexão teórica, com uma validade mais universal. Álvaro Valls afirma que uma boa teoria ética deve ser universal, explicando o comportamento, as características das diferentes formações culturais e históricas.Dois nomes são mencionados pelo autor, que abordam o mesmo assunto: o grego antigo Sócrates e o alemão prussiano Kant.
Sócrates foi chamado muito séculos depois o “fundador da moral” porque a sua ética (e a palavra moral é sinônimo de ética) não se baseava simplesmente nos costumes do povo e dos ancestrais, assim como nas leis exteriores, mais no seu eu interior “demônio interior” (como ele dizia)na tentativa de compreender a justiça das leis. Kant buscava uma ética que fosse valida para todos, e ao mesmo tempo igual para todos os homens, ele procurou deduzir do ser humano racional e livre uma forma de um agir necessário e universal.
No segundo capítulo, “Ética Grega Antiga”, ele trata das idéias de Platão e Aristóteles, para termos uma imagem de como os problemas éticos eram formuladosnaqueles tempos. A reflexão grega neste campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta.
Nos Diálogos que Platão deixou escrito, ele parte da idéia de que todos os homens buscam a felicidade. A maioria das doutrinas gregas colocava, realmente, a busca da felicidade no centro das preocupações éticas. O que caracteriza a ética platônica é aidéia do sumo bem, da vida divina, da virtude, essa virtude tem uma ordem e harmonia universal. Platão contempla o mundo das idéias, para ele a virtude é aquela que o homem se desprende do corpo, ou seja, do mundo sensível e contempla o mundo das idéias, imutável e eterno. Platão organiza um quadro geral das diferentes virtudes, as principais virtudes são as seguintes: justiça, prudência ousabedoria, fortaleza ou valor e temperança.
Assim, a questão platônica do sumo bem dá lugar, em Aristóteles, à pesquisa sobre os bens em concreto para o homem. E neste sentido que podemos dizer que a ética Aristotélica é finalista e eudemonista, quer dizer, marcada pelos fins que devem ser alcançados para que o homem atinja a felicidade.
No terceiro capitulo Ética e Religião, Aborda a relação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!