O que é ética - fichamento

Páginas: 8 (1881 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
- FICHAMENTOUNESC – UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG

IVAN DE ALMEIDA FARIAS

FICHAMENTO DO LIVRO “O QUE É ÉTICA” DE ÁLVARO VALL
CÁPITULOS I E II

CAMPINA GRANDE – PB

2012
IVAN DE ALMEIDA FARIAS

FICHAMENTO DO LIVRO “O QUE É ÉTICA” DE ÁLVARO VALL
CÁPITULOS I E II

Trabalho da disciplina de Filosofia componente curricular docurso de ciências contábeis que corresponde à nota parcial do segundo estágio, ministrado pela professora: Denise Ferreira.

CAMPINA GRANDE -PB
2012

* VALLS, Álvaro L. M. O. O que é ética -9º ed. São Paulo: Brasilense, 1994. (coleção primeiros passos: 177).


OS PROBLEMAS DA ÉTICA
A ética é um tema considerado complexo para ser definido, devido a sua complexidade deformar um conceito próprio e fechado, que se possa dizer que este conceito tenha um caráter universal e portanto definitivo, nesta mesma linha de pensamento poderíamos em uma roda de discursão propor o tema “O que é ética”, aparentemente um tema de fácil pois todos nós sabemos o que significa, mais, esbarramos quando vamos explicar o que realmente significa, segundo podemos ver em (VALL, p. 7).“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que
não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumesconsiderados corretos.”

Segundo Vall(1994), “A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser
a própria realização” por esta citação podemos notar a profundidade que encontramos no tema “Ética”, porque envolve conceitos culturais, de época, local, etc., em seguida o autor coloca a ética como uma ciência normativa pelo fato de tratar de costumes e uma ciência descritiva quetrata de assuntos mais especulativos como a “liberdade”. Ele nos faz ciente que das divisões para fins didáticos que se faz para uma maior compreensão a cerca dos conceitos estudados sobre ética, como os problemas fundamentais e os problemas específicos como vemos na citação a seguir, VALL(1994, p. 8)

“Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em
dois campos: num, osproblemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problema específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc. É um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.”

O autor segue enfatizando acomplexidade que é a ética na prática no cotidiano do indivíduo na sociedade, e que mesmo sendo colocado em uma divisão entre outros ramos do saber como ele coloca, ” como o direito, a teologia, a estética, a psicologia, a história, a economia e outros” estes oferecem uma influência no comportamento do sujeito dentro de um sentido único.
Uma outra situação levantada pelo autor é o fator deinfluência que tem os costumes e valore de cada sociedade e o valor temporal quando se fala em ética como conferimaos a seguir,VALL(1993, p. 9).

“Mas há uma outra questão, especificamente ética, que parece ser
absolutamente fundamental. Os costumas mudam e o que ontem era
considerado errado hoje pode ser aceito, assimcomo o que é aceito entre os índios do Xingu pode ser rejeitado em outros lugares, do mesmo país até. A ética não seria então uma simples listagem das convenções sociais provisórias?”

ÉTICA GREGA ANTIGA

Este capítulo vai falar sobre a ética grega antiga, seus principais teóricos e como eles tratavam da ética na época em que viveram, e para iniciar destacamos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento ética
  • Fichamento Ética
  • Fichamento ética
  • Fichamento Ética
  • Fichamento ETICA
  • Fichamento ética a nicomaco
  • Fichamento Ética Profissional
  • Fichamento Ética Protestante Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!