O que è transplante de médula óssea

Páginas: 10 (2450 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
O que é o transplante de medula óssea (TMO)?
O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por célulasmãe do sangue sadias de um doador compatível.

O TMO é diferente da maioria dos transplantes. É uma terapia celular, o órgão transplantado não é sólido, como fígado, ou rim- são células que são levadas do doador ao receptor. Neste procedimento, o paciente (receptor) recebe o a medula óssea por meio de uma transfusão, ou seja, as células mãe ou progenitoras do sangue são colhidas do doador,colocadas em uma bolsa de "sangue" e transfundidas para o paciente. As células transfundidas circulam pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos eplaquetas normalmente.

O tratamento tem o objetivo de substituir a medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea de um doador sadio, com o objetivo de regenerar a medula do paciente.











TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

PASSO A PASSO

Como é o transplante para o paciente?

Como ajudar e ficar atento para pequenos sinais importantes?


[pic]Podemos considerar 5 etapas importantes para a realização do TMO.

-1º Etapa: Fase Pré-TMO:

Os serviços de transplante desenvolvem reuniões, incluindo médicos (oncologistas, hematologistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, para discussão dos casos que possuem indicação ao transplante.


Em um segundo momento, são realizadas reuniões com pacientes efamiliares para esclarecer cada procedimento a ser realizado e apresentação da equipe. A família recebe orientações sobre como proceder nos períodos de permanência com o paciente e sobre a importância da colaboração deste no estímulo e auxílio nas atividades diárias.

Após receber os esclarecimentos necessários, o paciente ou responsável legal assina o termo de Consentimento Informado.

Após esseprocesso, a data do transplante será agendada. Para iniciar o tratamento, o paciente necessitará de um cateter venoso. Este será instalado em centro cirúrgico e será implantado por médico (a). O cateter é um acesso em uma veia de maior calibre de longa duração, através do qual o paciente receberá quimioterapia, transfusões, antibióticos, medicamentos, e principalmente, será pelo cateter que seráfeita a transfusão de células mãe da medula óssea do doador (transplante).
[pic]Cateter venoso instalado










Condicionamento

É a fase que o paciente preparará o seu corpo para receber as células sadias da medula óssea (transplante). Isso é feito com altas doses de quimioterapia e em alguns casos também radioterapia e tem a finalidade de destruir todas as células imunes para queo paciente possa receber a nova medula óssea.

Durante o período de quimioterapia e radioterapia, o paciente poderá ou não apresentar alguns efeitos colaterais. Vamos citar os mais comuns e algumas orientações que poderão ajudar a evitá-los ou amenizá-los.

NÁUSEAS, VÔMITOS E PERDA DE APETITE

· Priorizar alimentos pouco temperados e se alimentar de 3 em 3 horas;

· Comunicar semprenáuseas e vômitos para que possa ser medicado, evitando ficar sem se alimentar;

· Mesmo sem apetite ou sem sentir o sabor dos alimentos é importante que você se esforce e mantenha uma boa alimentação, pois seu organismo necessitará de forças para a recuperação. Este efeito é muito comum e temporário.









MUCOSITE

São feridas que podem ocorrer em todo trato gastrintestinal, desde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transplante de Medula Óssea
  • Transplante de medula óssea
  • Transplante de medula óssea
  • Transplante de Medula óssea
  • Transplante de medula óssea
  • Transplante de Medula Óssea
  • Transplante de Medula Óssea
  • Transplante de Medula óssea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!