O quadro da Arquitetura no Brasil - Resumo

Páginas: 9 (2224 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
Tema 1"Em cada época, a arquitetura é produzida e utilizada de um modo diverso, relacionando-se de uma forma característica com a estrutura urbana em que se instala." Nestor Goulart Reis Filho
A arquitetura Urbana é sempre relacionada ao tipo de lote em que está implantada. No período colonial, são encontradas raízes que remetem às cidades medievo-renascentistas da Europa, ou ás casas de porãohabitável com jardins laterais características do século XVIII, chegando por fim, aos edifícios de apartamentos nas superquadras de Brasília.
As vilas e cidades no Brasil apresentavam ruas com aspecto uniforme, com residências construídas sobre o alinhamento das vias públicas e paredes laterais sobre os limites dos terrenos, com ausência de recuo, sendo ajardinadas apenas as casas rurais.
Noperíodo colonial, a arquitetura residencial urbana se baseava em um tipo de lote com características bem definidas. Lotes uniformes com cerca de dez metros de frente e grande profundidade, ocupados com casas térreas e sobrados, eram características do período. Como nessa época ainda eram desconhecidos os equipamentos de precisão de topografia, os traçados das ruas eram praticados por meio de cordase estacas, portanto não havia possibilidade de manter traços rígidos por muito tempo. A uniformidade dos terrenos correspondia à uniformidade dos partidos arquitetônicos: dimensões e número de aberturas, altura dos pavimentos e alinhamento com as edificações vizinhas. Essas características foram adotadas para que as vilas e cidades brasileiras tivessem uma aparência portuguesa. As repetições dosmodelos não se encontravam apenas nas fachadas. As salas da frente e as lojas, aproveitavam as aberturas sobre a rua, ficando as aberturas do fundo somente para iluminação dos cômodos de permanência das mulheres e dos locais de trabalho, entre essas partes com iluminação natural, encontravam-se as alcovas destinadas a permanência noturna. A circulação realizava-se sobretudo em um corredorlongitudinal que conduzia da porta da rua aos fundos. As variações mais importantes apareciam nas casas de esquina, onde se tinha a possibilidade de aproveitar duas fachadas sobre a rua.
Os principais tipos de habitação da época eram o sobrado e a casa térrea. As diferenças consistiam no tipo de piso, assoalhado no sobrado e chão batido na casa térrea. Definia-se assim as hierarquias sociais para ashabitações, os mais ricos nos sobrados e os pobres nas térreos de chão batido. Os pavimentos térreos dos sobrados, quando não eram utilizados para comércio, serviam de acomodação para escravos e animais, ou ficavam vazios, não sendo assim aproveitados pela família do proprietário.
Outro tipo de habitação do período colonial eram as chácaras, situadas nas periferias dos centros urbanos. A chácaradenunciava seu caráter rural, que eram soluções satisfatórias para os problemas de abastecimento das cidades, sendo assim, características de uma população mais abastada.
O Século XIX foi herdeiro direto das tradições arquitetônicas e urbanísticas do período colonial, repetindo geralmente os esquemas urbanísticos e arquitetônicos coloniais, de origem ibérica, com discretas modificações. Pode-se dizer,que até a metade do século, as características de implantação no lote foram praticamente inalteradas.
As edificações dos começos do século XIX avançavam sobre os limites laterais e sobre o alinhamento das ruas, como as casas coloniais. A essas se assemelhavam-se pelo simplicidade dos esquemas: paredes grossas, alcovas e corredores, telhados elementares e balcões de ferro batido.
As primeirastransformações apresentaram-se de forma discreta, baseados em tipos mais refinados de construção, utilizando escadarias, colunas e frontões de pedra como ornamento. Embora com os avanços técnicos e ás dimensões dos projetos, a implantação em relação a via pública mantinha-se inalterada.
Um novo tipo de residência surge, a casa de porão alto, mantendo-se ainda de frente para a rua, representava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUADRO DA ARQUITETURA NO BRASIL
  • Quadro da arquitetura no brasil
  • o quadro da arquitetura no brasil
  • Quadro da arquitetura no brasil
  • Resenha
  • Quadro da Arquitetura no Brasil
  • Resumo Quadro de paisagismo no Brasil
  • RESUMO QUADRO DA ARQUITETURA NO BRASIL, NESTOR GOULART REIS FILHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!