o quadro da arquitetura no brasil

Páginas: 15 (3560 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Quadro da Arquitetura no Brasil
Nestor Goulart Reis Filho
1. Lote Urbano e arquitetura
Em cada época, a arquitetura é produzida e utilizada de um modo diverso, relacionando‐se uma forma característica com a estrutura urbana em que se instala. Um traço característico da arquitetura urbana é a relação que a prende ao tipo de lote em que esta implantada.
A perspectiva que queremos destacar é,portanto, a da interdependência entre arquitetura e lote urbano, quando são amadurecidos pelas tradições, de modo informal, ou quando são pensados e planejados racionalmente.
A analise dessas relações e sua evolução oferecem evidentemente, possibilidades explicativas relevantes, tanto para o estudo da arquitetura, quanto para o estudo dos próprios fenômenos urbanos.
2. O lote urbano colonial
Aprodução e o uso da arquitetura e dos núcleos urbanos coloniais baseavam‐se no trabalho escravo. As vilas e cidades apresentavam ruas de aspectos uniformes, com casas térreas e sobradas construídos sobre o alinhamento das vias publicas e sobre os limites laterais dos terrenos.
O esquema apontado envolvia ainda a própria idéia que se fazia de via pública. A informidade dos terrenos correspondia àinformidade dos partidos arquitetônicos: as casas eram construídas de modo uniforme e, em certos casos, tal padronização era fixada nas Cartas Régis ou em posturas municipais. As técnicas construtivas eram geralmente prometidas, nos casos mais simples as paredes eram de pau‐a‐pique, adobe ou taipa de pilão.
Os principais tipos de habitação eram os sobrados e a casa térrea. Suas diferençasfundamentais consistiam no tipo de piso: assoalho no sobrado e de “chão batido” na casa térrea.
3. A implantação da arquitetura no século XIX 1800‐1850
Um novo tipo de residência, a casa de porão alto, representava uma transição entre os velhos sobrados e as casas térreas. Esse novo tipo de residência ainda de frente para a rua representava uma transição, longe do comercio, nos bairros de caráterresidencial, a nova formula e implantação permitiria aproximar as residências da rua, sem os defeitos das térreas, graças aos porões mais ou menos elevados, cuja presença era muitas vezes denunciada pela existência de óculos ou seteiras com gradis de ferro.
Os primeiros anos do século, anteriores à independência, pertencendo ainda ao período colonial, são facilmente assimiláveis ao século XVIII, umavez que lhes não corre ponderam grandes modificações do processo em estudo, repetindo geralmente os esquemas urbanísticos e arquitetônicos coloniais.

Com a decadência do trabalho escravo e com o inicio da imigração européia, desenvolveu‐se o trabalho remunerado e aperfeiçoaram‐se as técnicas construtivas. Foi sob inspiração do ecletismo e com o apoio dos hábitos diferenciados das massasimigradas, que apareceram as primeiras residências urbanas com nova implantação rompendo com as tradições e exigindo modificações nos tipos de lotes e construções.
Ao mesmo temo conservava‐se em grande parte, a destinação geral dos compartimentos. A parte fronteira, abrindo para a rua, era reservada para as salas de visitas. Dispunham‐se os quartos em torno de um corredor ou sala de almoço, na partecentral, ficando cozinha e banheiros ao fundo.
Surgiram depois os afastamentos em relação às vias publicas, anteriormente, já os edifícios principais eram projetados com planta em forma de “U” ou “T”, forçando o aparecimento de “vazios” sobre os alinhamentos.
Ao ser calçada a via publica, foram incorporados os espaços necessários para a formação de pequenos jardins fronteiros aos velhos sobrados defrente de rua, conferindo‐lhes uma aparência menos arcaica.
Por tudo isso, pode‐se afirmar que as transformações vividas pela arquitetura e pelo urbanismo durante o éculo XIX, no Brasil, foram resolvidas em termos de relação arquitetura‐lote urbanas, sem que se modificasse fundamentalmente o tipo deste, mas apenas suas dimensões e, mesmo assim, de modo discreto.
4. A implantação da arquitetura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quadro da arquitetura no brasil
  • O quadro da Arquitetura no Brasil
  • Resumo
  • QUADRO DA ARQUITETURA NO BRASIL
  • Resenha
  • Quadro da Arquitetura no Brasil
  • LISTA DE QUESTOES
  • Fichamento Capítulo 4, Livro: “Quadro da Arquitetura no Brasil”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!