O psicopedagogo na instituição escolar: proposta de valorização ensino-aprendizagem

Páginas: 12 (2810 palavras) Publicado: 25 de abril de 2012
FATENE- FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL







O PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM



KEILLA PIRES SANTANA










SANTA QUITÉRIA- CEARÁ
2012
KEILLA PIRES SANTANA





O PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: PROPOSTA DE VALORIZAÇÃOENSINO-APRENDIZAGEM




Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado à FATENE – Faculdade de Tecnologia do Nordeste, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em psicopedagogia clínica e institucional.

Orientador: Prof. Ms Francisco Lisboa Magalhães.








Santa Quitéria-ceará
2012




Diretora Acadêmica e de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão
O PSICOPEDAGOGONA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM
KEILLA PIRES SANTANA 1
RESUMO
O presente trabalho apresenta o profissional psicopedagogo, na valorização do processo ensino-aprendizagem. O objetivo do psicopedagogo é o de conduzir a criança ou adolescente, o adulto ou a Instituição a reinserir-se, reciclar-se numa escolaridade normal e saudável, de acordo com aspossibilidades e interesses dela. Este artigo tem como objetivo apresentar o profissional psicopedagogo na valorização do processo ensino-aprendizagem. Para este artigo foi feita uma consulta em livros, revistas e outros, para se mostrar a importância desse profissional. O papel fundamental da escola deve ser o de orientador e de mediador do conhecimento formal, levando sempre em consideração a história devida do aluno e da comunidade. Esse reconhecimento é a descoberta do papel psicopedagógico da escola, não somente do papel pedagógico ou sociológico.
Palavras-chaves: Psicopedagogo, valorização, ensino-aprendizagem.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta o profissional psicopedagogo, na valorização do processo ensino-aprendizagem. Psicopedagogo é o profissional que auxilia naidentificação e na resolução dos problemas no processo do aprender. Este profissional está capacitado a lidar com as mais diversas dificuldades de aprendizagem, um dos fatores atuais que leva uma boa parcela de alunos à multirrepetência, ao fracasso escolar e, consequentemente, à evasão.

1Pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional, pela FATENE-Faculdade de TECNOLOGIA DO NORDESTE.
Nosúltimos anos, com o acesso à escola garantido para a maioria das crianças brasileiras, é cada vez mais crescente a preocupação com a melhoria da qualidade da educação, principalmente na escola pública. Para responder a esse desafio, é prioritário e urgente que a escola promova mudanças na sua estrutura, organização e, principalmente, nas práticas pedagógicas que desenvolve. Formação de professores,inicial ou continuada, constitui, portanto, tema de importância para estudo e pesquisa, no sentido de se buscar promover as condições para que a escola cumpra efetivamente sua função de ensinar e formar cidadãos, que sejam ativos na construção de uma sociedade caracterizada por equidade e justiça. Nesse contexto a psicopedagogia, como área que estuda e lida com os processos de aprendizagem, não podedeixar de se preocupar com o tema da formação continuada, mesmo porque, entre as várias possibilidades de atuação do psicopedagogo, encontra-se a supervisão. Elaboração ou coordenação de projetos de desenvolvimento profissional de educadores. Essa área tem se tornado no objeto de estudo, do processo de aprendizagem e suas interfaces, com vários campos de conhecimentos. Ela também contribui parauma área de conhecimento interdisciplinar, valoriza a construção da educação mais ampla que podem interagir as diversas áreas de conhecimentos, na construção dos saberes do aluno, atuando assim, como caráter preventivo que evita ou minimiza situações de insucessos.
Este recurso oferece ao professor juntamente com o psicopedagogo, um auxílio no trabalho, atuando diretamente nos problemas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do psicopedagogo na instituição escolar
  • O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar
  • a importancia do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O trabalho do psicopedagogo na instituição escolar
  • o papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!