O psicopedagogo na instituição de ensino superior.

Páginas: 9 (2026 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos humanos.
Disciplina: Psicopedagogia
Docente: Prof. Msc. Rizuane Mubarak
Discente: Amide Ossman de Carvalho
Ano de 2013.
-------------------------------------------------
15.02.2013

Tema:
O psicopedagogo na instituição de ensino superior.
Em torno do ensino superior surge uma pergunta muito importante: quem é de facto o psicopedagogo em umainstituição do ensino superior!?
Salientar que esta é uma pergunta que surge em torno da profissão que nasce através de uma proposta de interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade aqui surge no "diálogo" entre duas disciplinas que transpõem o espaço da subjetividade de um indivíduo buscando delinear com clareza, os sujeitos e as disciplinas.
Contudo não nos cabe propor " atividades e treinamentospara indivíduos com problemas de aprendizagem e comportamento baseados em teorias comportamentais, como sugere a Psicologia Educacional nem definir métodos, técnicas e estratégias de ensino como propõe a Pedagogia mas cabe-nos ocupar um lugar que está na inter-relação do ensinamento e da aprendizagem" afirma Maria Gasparian [1].
É auxiliando na identificação dos problemas no processo deaprender, é lidando com as dificuldades de aprendizagem através de instrumentos e técnicas específicas através da articulação de várias áreas, que o psicopedagogo interfere na aprendizagem. Apoiando-se em pressupostos científicos da Psicanálise, Epistemologia genética, Psicologia Social, da Linguística (...) que a PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL busca suporte para responder aos sintomas da problemática deensino – aprendizagem.
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL como ciência, lida com o sujeito epistêmico, basicamente o ser que adquire conhecimento. Entretanto, pode-se se dar o caso de existência de determinadas lacunas que necessitam de serem preenchidas.
Contudo salientar que toda queixa constitui um sintoma, a função da PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL é investigar a queixa Entretanto, para tal fim, énecessário trabalhar com a pessoa do profissional que está atuando com indivíduos que não estão conseguindo aprender, que estão com dificuldades de aprender ou ainda que mesmo diante do fato de estarem se profissionalizando não se reconhecem como futuros profissionais na respetivas áreas de atuação.
A atuação do PSICOPEDAGOGO não se restringe, desta maneira, a análise de grades curriculares eplaneamento de ensino “vamos trabalhar com a pessoa deste profissional em ativa relação com o seu saber adquirido no decorrer da sua vida, dando significado a sua prática” conclui Piaget.
Poucos são os trabalhos dedicados a determinar como o adulto dotado das mais complicadas estruturas formais, limita sua atividade cognitiva a níveis, às vezes de regulação intuitiva e, só diante da estimulaçãoespecial da prova, sai de uma espécie de letargo mental que o reduz a dependência intelectual. É claro que uma análise socioeconómica das superestruturas educativas nos permite compreender porque o sujeito acaba sendo alienado da ignorância, mas necessitamos verificar qual estrutura possibilita a disfunção da inteligência e como isso acontece:
"... A Antropologia, a Linguística e a PsicanáliseAplicada tem deixado de lado o tema do tabu do conhecimento, evidenciado na Árvore da Sabedoria, cujas tentadoras maçãs, arrebataram ao homem, simultaneamente, a inocência e o paraíso; quando se faz menção ao ato heroico do semi - Deus Prometeu, cuja dádiva transformou, em homo faber, o selvagem nômade, não se salienta nem pontua este aspeto simbólico do mito, que não se contradiz com a interpretaçãodelineada em Sobre a Conquista do fogo (1932) [2] ".
Teria uma nova ciência como a PSICOPEDAGOGIA uma delimitação no campo de trabalho em instituições de terceiro grau, de maneria que, pudesse intervir nas estruturas formalidades que limitam a atividade intelectual do aluno adulto concorrendo para a má qualidade do ensino superior? O PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL atuaria com dificuldades nos níveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CRM numa instituição de ensino superior
  • Gestão Familiar na Instituição de Ensino Superior
  • Estágio Supervisionado em Instituição de Ensino Superior
  • O psicopedagogo na instituição escolar: proposta de valorização ensino-aprendizagem
  • ACESSIBILIDADE PREDIAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE SANTARÉM
  • endomarketing: um estudo dentro de uma instituição de ensino superior
  • O Sistema De Controle Interno Em Uma Instituicao Publica De Ensino Superior
  • Atuação do Departamento de Marketing em uma Instituição de Ensino Superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!