O Psicólogo no Hospital

Páginas: 4 (758 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014













ANÁLISE DO TEXTO
O PSICÓLOGO NO HOSPITAL















O PSICÓLOGO NO HOSPITAL


Ser paciente em algum hospital, ou estar passando por procedimentosde saúde em determinada instituição, muitas vezes remete ao pensamento de um estado de passividade, um estado de sujeição muitas vezes inevitável à despersonalização.
Não raro, observa-se com que apessoa hospitalizada deixa de ter significado próprio para ser significada a partir de diagnósticos realizados sobre sua doença. Por exemplo, o paciente do quarto 102, o senhor que operou a coluna, acriança desnutrida com pneumonia, etc.
Estar internado, ou ter que enfrentar o processo de hospitalização e o tratamento não fazem parte dos projetos existenciais da maioria das pessoas. O simples fatode uma pessoa estar hospitalizada faz com que ela adquira estigmas que irão inseri-la em um novo perfil de condição existencial, o que inevitavelmente irá provocar transformações em seus vínculosinterpessoais, bem como na sua filosofia de existência pessoal.
Os hábitos comuns do sujeito, terão que se moldar de acordo com a realidade da hospitalização e da doença. Este indivíduo ficará sujeitaàs regras da instituição em termos de horários, rotinas, manejo do corpo e restrições impostas pelas limitações da doença. Os diagnósticos cada vez mais específicos dentro da medicina, acabam porganharem espaço até mesmo na condição do sujeito existencial.
Para muitos profissionais da saúde, a relação é estabelecida com a doença, e não com o sujeito. Desta forma ignoram o sofrimento emocional efamiliar, tão presente nas pessoas envolvidas no processo de internação. As emoções que determinam o mal-estar e o agravamento do sujeito são desprezadas.
Psicologia e psicoterapia Hospitalar tem comoprincipal objetivo a busca de resgatar o sujeito em situações associadas ao. Desta forma, o psicólogo que atua nessa área busca minimizar o sofrimento do paciente e de sua família. O trabalho é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O psicologo no hospital
  • O psicólogo do hospital geral
  • A prática do psicólogo no hospital
  • O Psicólogo no Hospital Geral
  • ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO
  • Papel do Psicólogo no Hospital
  • A atuação do psicólogo no hospital para a promoção de saúde
  • O Psicólogo no hospital geral: Estilos e coletivos de pensamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!