O psicólogo do hospital geral

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
O PSICÓLOGO DO HOSPITAL GERAL:

O artigo menciona uma pesquisa das diferentes configurações do psicólogo que atua na área da saúde, em especial no hospital geral.
Conforme os relatos cotidianos depsicólogos inseridos na área da Saúde no Brasil, percebemos uma progressiva incorporação destes profissionais em diversas atuações como: hospitais especializados, CAPS, postos de saúde, programas desaúde da família, institutos e hospitais gerais de emergência.
Este profissional deve buscar seu estilo próprio de atuação, visto sabemos que é uma área recente no contexto brasileiro, interessanteé que a doença deixa de ser uma experiência só médica e o cliente é atendido por vários profissionais e neste contexto não inclui apenas o tratamento do problema já existente, mas o psicólogo da saúdepode criar programas para prevenção.
O maior interesse dessa pesquisa é saber como estes profissionais lidam com todos os pensamentos que lhe apresentam como possibilidade de atuação, como cadaprofissional adere a essas marcas para compor seu próprio estilo de pensamento.
Psicologia Hospitalar, Psicologia Médica, Saúde Mental e Psicologia da Saúde, constituem algumas unidades dentro do espaçodo HG, são opções disponíveis aos que ingressam, porém o psicólogo pode flutuar por outros coletivos, na prática percebe-se uma imposição subjetiva em que o profissional acaba se embasando em umcoletivo.
Vamos falar dos quatro coletivos mencionados no texto:
A Psicologia Hospitalar, esta trata durante algum tempo de forma individual aquele paciente que está no hospital por um período.
APsicologia Médica se apresenta como uma disciplina interligada as diferentes especialidades que circulam pelos serviços de saúde, tendo como objetivo principal a relação médico paciente.
No coletivo daSaúde Mental, o marco fundamental é o movimento da Reforma Psiquiátrica, esta mostrou novos olhares e práticas em relação ao paciente com transtorno mental grave.
O último coletivo mencionado no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Psicólogo no Hospital Geral
  • O Psicólogo no hospital geral: Estilos e coletivos de pensamento
  • O Psicólogo no Hospital
  • O psicologo no hospital
  • hospital geral
  • Hospitais gerais
  • A prática do psicólogo no hospital
  • ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!