O PRÉ-ASSENTAMENTO PADRE JOSIMO EM CRUZEIRO DO SUL – PR SOB A PERSPECTIVA TERRITORIAL

4060 palavras 17 páginas
O PRÉ-ASSENTAMENTO PADRE JOSIMO EM CRUZEIRO DO SUL – PR SOB A PERSPECTIVA TERRITORIAL

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é fruto do conjunto formado por um projeto de pesquisa de mestrado e das aulas de fundamentos teóricos e conceituais da ciência geografia e seminário I, ofertadas no programa de pós-graduação em geografia. Partindo desse ponto, o que se propõe é que após as aulas ministradas, com o conteúdo absorvido seja possível perceber como os conceitos e categorias de análises cabem nos estudos vinculados ao programa, colaborando para o desenvolvimento metodológico dos mesmos.
Neste bojo, o estudo do qual se trata esse texto, tem como recorte geográfico o pré-assentamento Padre Josimo, localizado no município de Cruzeiro do Sul, no Noroeste paranaense. Sendo assim, o que se pretende é estudar as políticas públicas de reforma e contra reforma agrária e entender o porquê, mesmo quase dezoito anos após a ocupação da terra, a área compreendida pelo pré-assentamento ainda não foi regularizada, ou seja, transformada em assentamento, uma vez que, as vistorias já foram realizadas e a terra concebida como improdutiva.
Nesse sentindo, há uma série de questões que precisam ser investigadas e que se relacionam com a centralidade do estudo, assim como a própria estrutura geográfica do pré-assentamento, as dificuldades vivenciadas pelos sujeitos envolvidos e as expectativas futuras, entre outros.
Partindo do exposto, logo a frente será apresentado reflexões sobre a principal categoria e análise que cabe a esse estudo, ou seja, território, e a forma como o trabalho está sendo pensando, relacionando com as principais ferramentas, objetos e outras perspectivas que podem colaborar.

AS DIFERENTES FASES DA GEOGRAFIA: CATEGORIAS DE ANÁLISE

Em linhas gerais espaço, escala, lugar, território, redes e paisagem compõem um rico quadro essencial para qualquer estudo dentro da geografia. Essas categorias podem ser entendidas como diversos olhares geográficos que coexistem e

Relacionados