O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

2494 palavras 10 páginas
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

RESUMO: Este artigo procurou trazer um profundo debate acerca dos entraves que o profissional do curso de Serviço Social tem enfrentado em diversos espaços sócio ocupacionais, na busca da materialização do projeto ético-político, que estruturado na postura ética, articula-se na construção de um projeto societário emancipatório. O presente trabalho destaca os desafios contemporâneos presentes nas condições de trabalho em defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Palavras-chave: Projeto ético-político. Serviço Social. Espaços sócio ocupacionais.

ABSTRACT: This paper sought to bring a deep debate about the barriers that the professional course of Social Service has faced in several occupational social spaces, in search of the materialization of the ethical-political project in which structured ethical stance, articulated in building an emancipatory social project. This work highlights contemporary challenges present working conditions in the interests of the working class.
Keyword: Ethical-political project. Social Service. Occupational social spaces.
¹

1 INTRODUÇÃO:
O presente trabalho aborda o projeto ético-político profissional em um profundo discurso acerca da trajetória do Serviço Social, como profissão reconhecida e inscrita na divisão sócio técnica do trabalho.
O movimento de Reconceituação emerge na metade dos anos de 1960 e fez estremecer as bases do tradicionalismo profissional, conformou no Brasil um conjunto de características novas articuladas pelos profissionais, sob a direção da autocracia burguesa, na busca de dotar o Serviço Social de maior consistência em seus elementos internos, que organizam tanto a legitimação pratica quanto a sua validação teórica (NETTO, 2008).
No período entre as décadas de 1970 à de 1980 foi um marco importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, especialmente pelo enfrentamento da categoria profissional com a ruptura ao

Relacionados