O projeto mulheres mil no piauí: as mulheres reescrevendo sua história através do vestindo a cidadania

4503 palavras 19 páginas
O PROJETO MULHERES MIL NO PIAUÍ: as mulheres reescrevendo sua história através do Vestindo a Cidadania

Milton José Cardoso Filho*
Samara Cristina Silva Pereira**

RESUMO

O presente trabalho discorre sobre resultados do projeto Mulheres Mil, subprojeto Vestindo a Cidadania desenvolvido pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) junto a mulheres da Vila Verde Lar/Cidade Leste, situada na periferia de Teresina-PI. Buscou-se apreender a repercussão inicial do projeto sobre a vida das mulheres, privilegiando-se o olhar das mesmas. Utilizou-se a técnica de grupo focal, para conhecer os sentimentos e percepções das alunas em relação às ações desenvolvidas no Vestindo a Cidadania, bem como para desvelar as mudanças trazidas pelo subprojeto em suas vidas. De maneira geral, os relatos evidenciam que o projeto tem trazido novas perspectivas para o grupo, que demonstra motivação com as possibilidades de aprendizado, profissionalização, incremento da renda familiar e desenvolvimento de sua comunidade.

Palavras-chaves: mulheres, mudanças, profissionalização, motivação. INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta resultados do projeto Mulheres Mil, subprojeto Vestindo a Cidadania desenvolvido pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI)/ Ministério da Educação (MEC), em cooperação com a Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses (ACCC) junto a mulheres oriundas de uma comunidade pobre de Teresina-PI. Analisa a repercussão do Projeto, caracterizado pela inclusão educacional, sobre elementos da vida pessoal, social e política das mulheres beneficiadas.
As questões que norteiam o trabalho são as seguintes: qual tem sido a repercussão do projeto sobre a auto-estima das participantes? Como percebem a possibilidade de uma formação profissional na fase adulta? Em que os conhecimentos obtidos nas diversas áreas (português, matemática, direito da mulher, ética, dentre outros) têm contribuído para a convivência com os outros, para suas práticas e no exercício da cidadania? De que

Relacionados

  • TecendoLiteratura Livro
    152067 palavras | 609 páginas
  • Wicca Para Todos
    147728 palavras | 591 páginas
  • Wicca
    137845 palavras | 552 páginas