O programa saúde e prevenção nas escolas

Páginas: 9 (2146 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
Instituto Superior de Teologia Aplicada
GESTÃO ESCOLAR
PROGESTÃO

O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
(Prevenção às DST/AIDS no Ambiente Escolar, uma proposta educativa para adolescentes.)

Dõglany Marinho Sousa
MARIA DE FÁTIMA PEREIRA SOUZA ALMEIDA
MARINEIDE PEREIRA DA ROCHA

vitória da conquista – BA
SETEMBRO 2011.

Instituto Superior de Teologia Aplicada
GESTÃOESCOLAR
PROGESTÃO

Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
(Prevenção às DST/AIDS no Ambiente Escolar, uma proposta educativa para adolescentes.)

DÔglany Marinho Sousa
MARIA DE FÁTIMA PEREIRA SOUZA ALMEIDA
MARINEIDE PEREIRA DA ROCHA
Projeto, apresentado ao Curso de Gestão Escolar, do Instituto Superior de Teologia Aplicada INTA como requisito paraconclusão da disciplina Psicologia Social ministrada pela Professora Keyla.

vitória da conquista – BA
SETEMBRO 2011.
INTRODUÇÃO:
A humanidade no transcorrer da sua essência, sempre foi motivada a experimentar, a se adaptar as condições mais adversas, a criar soluções para os seus enigmas e desafios do dia a dia, dessa forma sentiu-se também a necessidade de propagar seus conhecimentos paraos seus descendentes a fim de que os mesmos pudessem dar sequência a essa jornada de descobertas, dando assim origem ao que chamamos de educação.
Freire (2002), diz que a educação é uma experiência especificamente humana e acima de tudo uma forma de intervenção no mundo. Para que essa intervenção possa ser sempre de forma positiva para a sociedade, é necessária uma educação que possibiliteao educando se formar cidadão crítico e comprometido com a sociedade em que vive. Para isso é imprescindível a atuação da escola, que traz uma prática educacional diferente das desenvolvidas na família, no trabalho na mídia, etc. Requerendo um planejamento estratégico de implantação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Segundo Fernando Pedrão (2002), o planejamento supõe uma teoria da açãosocial e uma compreensão crítica do contexto em que ela se dá. É um modo de realizar políticas sociais e um modo de trabalhar em geral.
Hoje mais do que nunca se faz necessário à presença de uma escola aberta, comprometida com a formação do cidadão consciente, uma escola que possibilite aos jovens educandos, a oportunidade de opinar, criticar, problematizar, questionar e estar aptos aenfrentar os desafios que surgem no decorrer da sua vida. Entre os mais diversos desafios, aparece o de lidar com a questão das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência, sendo um dos índices da evasão escolar.
A iniciação sexual incide, sobretudo na adolescência, fase da vida de intensas mudanças e conflitos, no que se diz período de formação da identidade do ser, e a buscada Individualidade. Segundo Silva; Silva; Alves (2004, sp), a adolescência é entendida como uma fase de indefinição, de transição, e ainda, um período passível de conflitos e crises, porém um período de busca de liberdade.
A escola tem se valido de disciplinas isoladas que retrata a sexualidade, considerado o principal recurso utilizado pela escola aos alunos. Sendo assim, se faznecessário construir uma parceria que tem por finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Na expectativa de que haja significativamente uma redução na infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência, além de promover a saúde e o desenvolvimento da cidadania.
I - Justificativa:
Emvista da atual situação e reconhecendo o importante papel da escola, este projeto justifica-se, pois se propõe a integração saúde-educação e privilegia a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.
II - REFERÊNCIAL TEÓRICO:
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROGRAMA “SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS” EM ITABAIANA/SE: ABORDANDO A SEXUALIDADE
  • Pse programa saude na escola
  • Programa saúde na escola
  • Programa Saude na Escola
  • programa saúde na escola
  • Programa de Saude na escola
  • Programa saude na escola
  • Programa saude nas escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!