O profissional docente na educação infantil: ensino e aprendizagem com qualidade.

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2011
[pic]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

 
O PROFISSIONAL Docente Na Educação Infantil: Ensino e aprendizagem com qualidade.
 

Grupo: Ação & Ação
Integrantes
ANA MARIA SOUZA GASPAR MICHELON
ERENI ROSA DE JESUS
GILDA BARBOSA DOS SANTOS
RAIMUNDA LOPES SIQUEIRA
Professores Avaliadores: 
 

Cidade:Ariquemes

O PROFISSIONAL DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO E APRENDIZAGEM COM QUALIDADE1

Raimunda Lopes Siqueira2

RESUMO:
Entende-se na contextualização da Educação Infantil e das Políticas Públicas voltas para a I Etapa da Educação Básica, que a formação profissional especializada à docência na Educação Infantil e a formação continuada, sãofatores importantes para se obter um ensino de qualidade. Os dados e resultados alcançados neste trabalho foram por meio de: pesquisa campo, observação, entrevistas, leituras e reflexões a luz dos teóricos comprometidos com a causa a cerca do profissional da Educação Infantil e a qualidade do ensino-aprendizagem, o qual se proporciona motivação para se acreditar na melhoria do ensino.

PALAVRASCHAVES: Profissional Docente, Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem.

INTRODUÇÃO:
Os avanços na Educação se acentuam com a Lei 9394/96 e com ela, se estabelece a Educação Infantil como I Etapa da Educação Básica, ainda, incumbindo aos municípios à responsabilidade de sua organização e implantação deste nível de ensino. No decorrer das pesquisas se percebe que a qualidade de ensino,estruturação e adequação da Educação Infantil neste município estão necessitando de avanços e planejamentos para se concretizar o que as políticas públicas vêm determinando, o qual é muito importante, pois a Educação Básica é por Lei e de direito a todos, inclusive as crianças pequenas em sua educação. Um ensino-aprendizagem com qualidade neste nível de ensino, só será possível com profissionais formados emgraduação e com especialização para tal profissionalização. O presente trabalho organiza-se em duas partes, sendo elas: A profissão docente e a contextualização da Educação Infantil: breve conceituação e apreciação das políticas públicas no âmbito da Educação Infantil e Ser profissional docente na Educação Infantil: uma importante reflexão da importância da formação deste profissional docente daeducação infantil.
Na primeira parte conceituamos brevemente relevantes reflexões no universo pesquisado no âmbito das políticas públicas municipais (PME 2010), na segunda, abordamos alguns dos fatores importantes, que contribui para a qualidade do ensino-aprendizagem, que é a formação permanente e continuada do docente da Educação Infantil em prol da qualidade educacional.

1. A ProfissãoDocente e a contextualização da Educação Infantil 

       A profissão docente vem sendo propósito de estudos, mediante as mudanças que ocorrem na sociedade e neste trabalho, com especificidade sobre o profissional docente na educação infantil. A partir dos resultados pesquisados e refletidos na contextualização da Educação Infantil, nota-se que sua história toma novos rumos a partir da Lei 9.394/96,em seus artigos 8º ao 11º, que estabelece as Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, sendo que da sua organização, foi incumbida responsabilidades entre a União, Estados e Municípios, de forma a atender seus níveis de ensino, formada pela: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Ensino Superior, sendo a Educação Infantil a I Etapa da Educação Básica, de responsabilidade dosmunicípios (artigo11 parágrafo V).
       A partir desta mesma Lei em seus artigos 61 e 63, que estabelece a formação docente para atender os objetivos dos diferentes níveis de ensino, “Os institutos superiores de educação manterão: I - Cursos formadores de profissionais para educação básica, inclusive o curso normal superior, destinado a formação de docente para a Educação Infantil e para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O DOCENTE E A QUALIDADE DO ENSINO, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
  • O ensino e a aprendizagem da matemática na educação infantil
  • MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Metodos de ensino e aprendizagem na educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A APRENDIZAGEM DE UMA 2ª LÍNGUA: O ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O Lúdico como instrumento facilitador no ensino aprendizagem na Educação Infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO MEDIADORA DO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!