O profissional de Gestão de Pessoas

Páginas: 7 (1594 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Introdução:
O que faz o gestor de pessoa?
A área de gestão de pessoas requer preparo, paciência e muita força de vontade para deixar os membros da equipe engajados nas tarefas, sem contar o planejamento para trazer melhorias ao ambiente de trabalho. Parte do profissional de gestão de pessoas o entendimento dos funcionários e do quanto eles podem contribuir com a organização.
O gestor precisaadministrar as pessoas de maneira que elas mantenham o bom desempenho dentro da empresa. Afinal, são elas que trarão os resultados que influenciam nos lucros. Assim, parte da área de Gestão de Pessoas encontrar novos líderes, contribuir para capacitação daqueles que já estão há anos no empreendimento e proporcionar dinâmicas que os ensinem a se relacionar com os clientes.
Ninguém melhor parafalar dessa área do que os próprios gestores de pessoas. Separamos depoimentos de alguns gestores de grandes organizações, onde eles nos falam dos pontos positivos, negativos, quais os maiores erros cometidos no RH, e qual seria o perfil do excelente gestor.
Desenvolvimento:
Pontos positivos da gestão de Pessoas:
Ao trabalhar nessa área os processos são diversificados e não há uma única soluçãopara todos os problemas. O cativante é ver a expressão das pessoas quando suas expectativas são atingidas em uma negociação, podendo ocorrer dos dois lados. O importante é que as pessoas saiam satisfeitas, tanto do lado da empresa quanto o colaborador. (Emílio Creto, diretor de RH para a Simens Mercosul).
Ver o brilho nos olhos dos colaboradores, quando os projetos são implementados e trazem bonsresultados para a organização e a felicidade para os colaboradores, gerando um clima de satisfação. (Alberto Gerhadt, gerente de RH da Schering-Plough).
O reconhecimento de ter feito a diferença na vida profissional das pessoas. Pode ser através de uma simples mensagem de agradecimento por um aconselhamento que levou o profissional a melhorar seu relacionamento com colegas.(Cícero Penha,diretor de talentos humanos da Algar).
O poder de influenciar diretamente o futuro da organização. Ao participar junto com o setor de finanças sobre a visão de negócios de curto médio e longo prazo bem como sobre o perfil de liderança necessário para que a estratégia aconteça. (Cibele Castro, diretora de RH da GE).
O poder de liderar processos de desenvolvimento organizacional pela identificação detalentos, planos de treinamento e de carreira. (Carlos Relvas, diretor de RH da Gillete).
Poder contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de outros e estar na elaboração do perfil organizacional. (Cecília Marques pires, diretora de desenvolvimento da Bridgestone Firestone do Brasil).
Pontos negativos da gestão de Pessoas:
É um trabalho estressante porque concilia variáveis humanascom de negócios e nem sempre há o reconhecimento de que sua profissão contribui para estratégia da empresa. (Cícero Penha, diretor de talentos humanos da Algar).
A subjetividade, embora existam indicadores de desempenho em RH, ainda é muito difícil medir objetivamente a real eficácia das nossas ações. Conseguimos saber quantas horas de treinamento tivemos por empregado ou o quanto investimos, mase quanto real eficácia do treinamento nas atividades diárias dele? (Cibele Castro, diretora de RH da GE).
Desconhecer a si mesmo. Quando isso ocorre, você deixa de agir com neutralidade e passa a agir com a emoção, correndo o risco de misturar papéis, avaliar a situação pela sua base de valores, deixando de ser facilitador e passa a ser mais um colaborador da organização. (Flávia Pettine,gerente de RH da Open Communications Security).
Por ser uma profissão voltada às pessoas, faz com que profissionais de outras áreas sintam-se preparados para atuar como gestores de RH sem, necessariamente possuírem as competências e habilidades para isso. (Roberto Torres, diretor de RH da Cummins Latin América).
Trabalhar em processos de reestruturação, fusões, fechamentos de fábricas que, em geral,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafio Profissional Gestao de Pessoas
  • Gestao de pessoas e o profissional de rh.
  • Desafio Profissional Gestao de pessoas
  • Projeto profissional interdisciplinar
  • Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais
  • Perfil de competências profissional de gestão de pessoas
  • Desafio Profissional Administração de Pessoal e Gestão de Pessoas
  • desafio profissional Gestão de Pessoas e tecnicas de administraçao pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!