O Profetismo Na Conquista Da Am Rica Latina2

1264 palavras 6 páginas
O profetismo na conquista da América Latina

Introdução

O Concílio Vaticano II teve a coragem de pronunciar a palavra “justiça” – palavra proibida pelas elites dominantes na América Latina e no mundo inteiro. Também em Medellín pronunciou essa palavra proibida. O centro da mensagem profética na América Latina foi a palavra “justiça”. Muitos morreram por terem pronunciado tal palavra. A palavra justiça é uma das palavras-chave da profecia. Por isso podemos reconhecer em Medellín uma expressão do Espírito de profecia1.
Profetas já agiam antes do Concílio, mas este permitiu que suas vozes fossem ampliadas e autorizadas. Como resultante da voz desses profetas surge então o Pacto das Catacumbas.
O Pacto das Catacumbas foi um grande ato profético de 40 bispos de todos os continentes, entre eles, bispos latino-americanos que ao final do Concílio assumiram no dia 16 de Novembro de 1965 em Medellín na catacumba de Santa Domitila, o compromisso de fazer da libertação dos pobres absoluta prioridade do seu ministério2.
Entre eles Dom Manoel Larraín e Dom Hélder Câmara.

Dom Hélder Câmara
Hélder Pessoa Câmara, futuramente Dom Hélder Câmara, nasceu em Fortaleza, no dia 7 de fevereiro de 1909, em uma família pobre, de treze filhos, dos quais ele era o décimo primeiro; desta prole sobreviveram oito crianças, pois o restante sucumbiu a uma epidemia de gripe então vigente nesta região. Ele era fruto da união entre o maçom, jornalista, crítico teatral e trabalhador de uma empresa comercial, João Eduardo Torres Câmara Filho, e a professora do ensino primário Adelaide Pessoa Câmara.
Seu nome foi uma escolha paterna, referência a um singelo porto holandês. Sua tendência para o sacerdócio manifestou-se logo cedo, aos quatro anos, provavelmente pelo poder carismático dos padres da ordem lazarista, que serviam ao Senhor na Arquidiocese de Fortaleza, considerada por todos como o Seminário da Prainha. Nesta mesma instituição o menino Hélder entrou em 1923, aí realizando os estudos de

Relacionados