O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HIST RIA

913 palavras 4 páginas
Instituto IAPE (FANAN)
Especialização em História
Rosângela Faé Gheno

O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HISTÓRIA

SÃO FRANSCICO DO GUAPORÉ/RO
Abril de 2015

Introdução

O presente texto discutirá, o processo de definição do ensino de História, entendido concomitantemente como prática educativa e como um campo de pesquisa das Ciências Humanas. Abordaremos os consensos e adversidades tecidos nos muitos combates pelo ensino da História travados no decorrer das décadas de 70 a 90 do século XX, que acabou gerando novas propostas metodológicas para o ensino e a pesquisa em História, como condições inovadoras na formação de profissionais da área. Destacando, pesquisa e prática educativa para o ensino de História como elementos interdependentes.
Daremos ênfase para década de 1990, momento em que, no Brasil, as propostas pesquisa e ensino, como práticas indissociáveis ou pesquisador educador, tornam-se mais expressivas no meio acadêmico, em geral, e nos cursos de licenciatura e bacharelado em História.

O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HISTÓRIA

O que é o ensino de História dentro da perspectiva da Didática e Prática de Ensino vinculadas à pesquisa? Se por um lado, diremos, esta dicotomia é falsa, por outro lado, é sensível que o ensino de História indissociado da prática da pesquisa, ainda não pode ser considerado consenso entre historiadores, no que se refere as suas práticas. Isto vale para os ensinos médio ou superior, nem tão pouco, podemos afirmar que esta proposta ganhou um espaço proeminente como campo ou objeto de investigação nos meios acadêmicos, salvo exceções.
É justo reconhecer que o ensino de História como prática educativa, por um lado, e as pesquisas entorno do ensino de História, por outro, desenvolveram-se bastante, desde que professores História e de Didática e Prática de Ensino de História, voltaram-se mais para eventos e Encontros de Pesquisadores em História (ANPUH nacionais e regionais), dentre outros.
Porém, faz-se

Relacionados