O professor do século xxi

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Pedagogia
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Tutor presencial: Elisete de Mattos Monteiro
Tutor à distância: Edilene Maria de Oliveira

GRUPO:

ALINE C. EVANGELISTA ANDREOTTI RA - 294367
CRISTIANE FAUSTINO DAMASCENO D.S.SANTOS RA-294460
ISABEL C. ANDREOTTI PADIALRA - 294473
RENATA MARIA C. RODRIGUES RA -294487

Agudos/SP
2011

O Professor do Século XXI

Estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. Esta nova estrutura da sociedade vem pressionando o campo daeducação, fazendo com que as práticas pedagógicas sejam repensadas, bem como seus processos de formação.
São várias as oportunidades de empregos para professor em todo país, mas não é tarefa fácil atuar nessa área, no que se refere principalmente ao profissional docente, essa missão é árdua e exige amor e dedicação, e os salários são muito abaixo do esperado. Mas para que o professor seja um profissionalrespeitado, valorizado e com diferencial é preciso que se adapte ao novo perfil do profissional do século XXI, adquirindo nova competência e nova habilidade, que tem a necessidade de cultivar novos valores e uma nova visão de mundo, onde o conhecimento esta voltado para o ser, não mais unicamente para o ter. Educação, Espiritualidade, Responsabilidade, Socioambiental, Ética, Diversidade Cultural,são algumas questões fundamentais do mundo contemporâneo.
O mundo contemporâneo está delimitado por mudanças constantes e regras de como obter sucesso, embora o sucesso não dependa exclusivamente das pessoas, elas são as principais responsáveis pela transformação da própria história e da sociedade em que vive para o bem estar individual e coletivo. Skip to Navigation
• Skip to ContentO novo profissional de educação precisa estar sempre inovando suas práticas pedagógicas, através de cursos de especialização, oficinas, cursos de formação, deve caminhar junto com as mudanças desse novo mundo contemporâneo, procurar estar sempre atualizado, enriquecendo seu marketing pessoal.
O marketing pessoal é um recurso estratégico que possibilita o bom posicionamento do profissional, assimcomo um diferencial mercadológico que agrega valor á sua imagem, ajuda no desenvolvimento de uma identidade marcante, que diferencie dos concorrentes. Em uma sociedade global, o desafio está em se destacar, em se diferenciar para ser notado, sempre considerando os valores, os limites e as potencialidades, é a forma de conseguir pertenciamento e aceitação em um grupo, mostrando as pessoasadequação ás regras e padrões de conduta, bem como aptidão em conquistar um espaço maior e melhor, fortalecer o autoconceito: Flexibilidade, Criatividade, Inovação, Envolvimento e Comprometimento.
A Comunicação também é um elemento importante para um bom relacionamento profissional, é a capacidade de transmitir uma informação com a certeza de que o outro lado (interlocutor) entenda a mensagem (conteúdo)que esta sendo transmitida e que se tem resposta. A comunicação pode ser feita por meio da palavra falada ou escrita, mas também por sinais ou gestos.
Para se ter um bom convívio social no ambiente de trabalho muitas vezes competitivo, o professor do século XXI precisa aprender a viver com as diferenças e amenizar os conflitos, interagir com as diversas diversidades presente, ter um comportamentoético, ouvir e ser ouvido, praticar empatia, ter um bom humor, portar-se bem, ter uma boa educação e praticar o conceito mutuo.
A Profissão de Professor de nível superior do ensino fundamental de primeira à quarta série, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Ministram aulas comunicação e expressão, integração social e iniciação ás ciências, preparam aulas, efetuam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação dos professores do século xxi
  • A formação dos professores no século xxi
  • O professor do seculo xxi
  • o professor do seculo xxI
  • Características do professor universitário do século xxi
  • O papel do professor e a transformação social do século XXI
  • A formação dos professores, as competências para ensinar no século XXI
  • O século xxi e as mudanças na atuação do professor nas séries iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!