o professor do ensino básico do século xx no Brasil

Páginas: 6 (1385 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
FACULDADE JK – SANTA MARIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA





















TRABALHO DA DISCIPLINA
Educação Brasileira: Bases Históricas e Estruturas Legais















SANTA MARIA – DF, 2014



FACULDADE JK – SANTA MARIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Ana Carolina, Jaiza Gouveia, Januzia Oliveira, Juliana Priscila, Maria de Fátima.PRÁTICA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA
Educação Brasileira: Bases Históricas e Estruturas Legais






Trabalho, como requisito parcial, para a aprovação na disciplina Educação Brasileira: Bases Históricas e Estruturas Legais do 2º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade JK Santa Maria sob a orientação da professora Maria Elielza.SANTA MARIA – DF, 2014.



INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma abordagem sobre dois assunto muito importantes e de cunho histórico, que é como a profissão de professor do ensino básico era vista no Brasil do final do século XX, onde o professor começa a ser desvalorizado tanto em prestígio como financeiramente. O outro assunto que este trabalho aborda são as teoriasPedagógico-didáticas no Brasil entre os séculos XX e XXI, nesse capítulo o autor trás uma relação sobre essas teorias e também deixa sua contribuição sobre o que ele acredita que seja a forma certa de realização do processo ensino-aprendizagem































CAPÍTULO: 13

O PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO NO BRASIL
DO FINAL DO SÉCULO XXI

No Brasil a profissão deprofessor (exceto universitário) no passado, até o início da década de 1970, era uma profissão prestigiada, muito rendosa e as pessoas daquela época respeitavam os professores como se eles fossem uma autoridade. Porém, com o surgimento da erosão salarial da correria do magistério e a alta valorização do professor universitário, o prestígio do professor do ensino básico sofreu uma grande decaída.Depois da criação do sistema de pós-graduação, os cursos de graduação divididos em dois tipos, o bacharelado e a licenciatura mudaram suas posições no que diz respeito á procura dos alunos. Se os alunos tinham suas escolhas baseados também em ter uma segunda opção, ou seja, se o mesmo não conseguisse passar no vestibular, ele poderia optar por uma formação científica mais próxima da carreira queescolhera. Agora esse esquema tinha sido parcialmente rompido pelo fato que, com a pós-graduação, resultando em uma maior importância quanto a carreira de pesquisador no país, sendo que o bacharelado ultrapassou em prestígio a licenciatura. Por exemplo, o aluno poderia cursar medicina, uma vez pressionado pelo pai, mas gostava mesmo de biologia, então, para justificar e escolha, poderia usar umdiscurso, que passou a ser válido nos setores médios da população, que era dizer ao pai que ele seria bacharel em biologia e, em seguida, faria um mestrado e um doutorado. Todavia na universidade o jogo virou, se a graduação tinha como apêndice o bacharelado e a licenciatura era o carro chefe, as coisas se inverteram nas últimas três décadas do século XX no Brasil.
No final do século XX houve umatentativa de reorganização da formação de professores, contudo além das dificuldades de se criar Institutos Superiores da Educação na prática, existia também o resultado de uma má política, que por décadas não valorizou a faixa salarial do magistério. Havia um grande professores que estavam em fase de aposentadoria, desses professores somente 67% possuíam formação superior. Em contrapartida, a médiasalarial dos professores mais jovens ficava bem abaixo em relação á outros países, esses professores com baixos salários ficavam desestimulados e se mostravam alheios ao mundo digital.
As grandes dificuldades em levar adiante a criação e implementação de fato, dos Institutos de Educação e uma política de desvalorização da profissão de professor, foram marcas fundamentais para a “formação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O brasil no século xx
  • O direito no brasil no seculo xx.
  • Revoltas do século xx no brasil
  • O direito no brasil no século xx
  • Brasil no século XX
  • O brasil do século xx
  • psicologia no Brasil seculo XX
  • Mudanças no Brasil no Século xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!