O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO EM UMA SOCIEDADE INFORMATIZADA

366 palavras 2 páginas
Em um mundo onde constantes mudanças acontecem, é importante lembrar que a educação escolar tem de ser mais do que uma mera assimilação certificada de saberes, muito mais do que preparar ou treinar pessoas para a utilização das tecnologias de informação e comunicação e o professor vem a ser como um mediador de conhecimentos e deve esta sempre se atualizando no mundo da tecnologia, para transmitir aos alunos a importância de acompanhar a modernidade.
A escola precisa assumir o papel de formar alunos capaz de enfrentar as dificuldades do mundo e os desafios que ele propõe. Preparar os alunos para lidarem com o excesso de informações e com a mudança. As transformações sucessivas dos conhecimentos em todas as áreas, o surgimento de novos profissionais e o tempo curto de existência de novas e promissoras profissões requer a formação de novas habilidades para saber conviver em permanente processo de transformação.
Em relação à função de educar para a Sociedade da Informação, de acordo com Vani Kenski, trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias, seja em usos simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas. Trata-se também de formar os indivíduos para "aprender a aprender" de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica.
Pensar e educar na sociedade, conforme apresenta Vani Kinski, exige considerar um grande numero de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação. A começar pelo papel que o professor desempenha na construção de uma sociedade que tenha a inclusão e a justiça social como uma das prioridades principais. A Sociedade está preocupada com o uso amplo de tecnologias digitais interativas em educação.

Relacionados