O PROCESSO MIGRAT RIO E SUAS INFLU NCIAS NA CONSTRU O DO VALOR DO TRABALHO

921 palavras 4 páginas
O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil dos fluxos migratórios dentro do contexto global e nacional voltado para as regiões ricas e desenvolvido, baseado nas tendências dos movimentos migratórios de desenvolvimento, algumas limitações do modelo liberal e do processo de globalização.
É de grande importância a observação das influências da globalização para aprendermos a conviver com a adversidade cultural e social devido aos processos de migração de pessoas que vem de diversos lugares à procura de trabalho e melhores condições de vida.
Os maiores desafios em nível de migração, como auxiliar o crescimento regional tecnológico do país neste século marcado pela força da globalização, podem gerar um novo perfil para desenvolvimento da questão: migração no século XXI. A diminuição da desigualdade de distribuição de renda entre os membros da sociedade pode contribuir na modificação das condições migratórias.

1 DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a migração para as cidades, centros urbanos e outros países, era feita principalmente por pessoas pobres em busca, de melhores condições de vida. O processo migratório poderia ser visto como parte da estratégia familiar para diminuir problemas econômicos e sociais. Entretanto, em muitos casos, a decisão é motivada pela necessidade como pela escolha.
Podemos dizer que o perfil migratório deste século baseia- se na globalização que impulsiona o migrante à novos horizontes. Vivemos uma realidade no mundo onde a globalização despensa fronteiras, esbanja informações, estimulam consumos, afeta os parâmetros estipulados e cria novas expectativas de vida. Transformações rápidas e profundas geradas pela globalização causam grande impacto nos movimentos migratórios, as diferentes assimetrias que observamos impulsionam o deslocamento populacional. O principal fator que ativa os movimentos migratórios entre

Relacionados