O processo migratório e suas influencias na construção do valor trabalho, remuneração e renda.

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUENCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

INTODUÇÃO

A importância principal desse trabalho é caracterizar o perfil dos fluxos migratórios dentro do contexto global e nacional voltado para as regiões mais ricas e desenvolvidas, baseada nas tendências dos movimentos migratórios de desenvolvimento, algumas limitações do modeloliberal e do processo de globalização. Esse aspecto circular determina a influência da oferta de bens e serviços sobre preços e salários que, por sua vez, interfere na oferta e demanda por mão-de-obra. Neste trabalho se discute a pertinência do uso de políticas de desenvolvimento regional como forma de reduzir as disparidades de renda entre as localidades, com foco nas questões relacionadas àmigração de trabalhadores e de distribuição de renda. A discussão inicia-se com uma digressão histórica dos fluxos migratórios tanto em nível mundial quanto em nível de Brasil. Em seguida é feita um breve comentário de como os modelos teóricos abordam a questão da migração e como eles relacionam essa questão com os problemas de crescimento econômico.

DESENVOLVIMENTO

***QUAL PERFIL MIGRATÓRIO DESTESÉCULO?

Com o desenvolvimento das cidades pelo mundo, poderia levar a pensar que as imigrações foi um ato em vão, mas, a principio mesmo com a evolução, mostra-se constante mudança no perfil dos imigrantes, já que a imigração era principalmente feita por pessoas pobres em busca com esperanças de melhores condições de vida. A migração para as cidades, centros urbanos e outro país édiscutida no quadro de uma comunidade mais ampla. Poderia ser vista como parte da estratégia familiar para diminuir problemas econômicos e sociais. Entretanto em muitos casos, a decisão é motivada pela necessidade como pela escolha.
Devido às circunstâncias sociais, econômicas e políticas em transformação, a nível nacional e internacional. Em ambos os casos, a migração é um sinal degrandes disparidades, relativamente às condições econômicas e sociais, entre o local de origem e o de destino. Os movimentos internos e internacionais são ambos facilitados por transportes e comunicações melhores e mais baratos, a facilidade dos deslocamentos e da interatividade e o acesso ao conhecimento.

***QUAL A INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DOS PÓLOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃOATUAL?

Uma absorção dos imigrantes melhor qualificados dos países em desenvolvimento, e um êxodo inicial de profissionais liberais, estudantes e trabalhadores qualificados seguiu para os locais em que havia melhores condições de trabalho, estudo e uma certa projeção pessoal do que em seu local de origem logo após poderia vir os restantes membros da família que a eles se juntariam.A atração por lugares desenvolvidos em busca de uma vida melhor e poder propiciar o mesmo a sua família, faz com que e imigração para os grandes centros desenvolvidos se torne uma forma de qualificação e de emprego melhor.
De acordo com (MARTINE, 2005, p. 8)
“Ao mesmo tempo, a globalização aumenta o fluxo de informações a respeito das oportunidades ou dos padrões de vidaexistentes ou imaginados nos países industrializados. Dessa forma, suscita uma vontade cada vez maior de migrar e de aproveitar as oportunidades e as comodidades que aparentemente estão sendo criadas em outros países. Em suma, os padrões da migração internacional refletem tanto as desigualdades entre países como as mudanças econômicas e sociais que ocorrem em diferentes países”.
Deacordo com as tendências observadas dos movimentos migratórios, sempre procuram áreas ou pólos mais desenvolvidos onde a concentração de renda parece ser maior na concepção dos imigrantes, mas outra tendência também observada é a migração para locais em desenvolvimento, cidades ou paises onde a possibilidade de uma melhor distribuição da renda entre trabalhadores, por exemplo, e de ate mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!