O PROCESSO HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR

7376 palavras 30 páginas
1

O PROCESSO HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO
BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A FORMAÇÃO DO
TRABALHADOR1

Janio de Souza Alcantara – UFU2
Carlos Alberto Lucena – UFU3
Na história do capitalismo, com sua a natureza contraditória, seus processos de crises e mudanças no modo de produção, a educação do trabalhador sempre esteve em movimento. Tal movimento se expressa tanto nas mudanças para tornar o trabalhador apto às novas demandas exigidas na forma de produção instituída pelo capital; como nos processos de resistência e na construção de propostas alternativas ao modelo hegemônico no sistema, formuladas por setores da sociedade que se opõe ao modelo vigente.
Portanto, a formação do trabalhador e a educação escolar, sobretudo na sua dimensão de preparação para o trabalho, estão fortemente implicadas pelas sucessivas transformações por que passou o sistema capitalista desde as suas origens. As transformações do capitalismo no século passado engendraram projetos de formação da força de trabalho.
O processo de industrialização no

Brasil, configura uma

transformação estrutural na organização da sociedade brasileira , sobretudo na produção, repercutindo fortemente na formação do trabalhador. Este trabalho busca refletir sobre este processo e seus nexos com a conformação da educação profissional no Brasil.

A formação do técnico e a industrialização no Brasil
No avanço das forças produtivas, materializadas no Brasil pelo processo de industrialização, a formação profissional da indústria sofreu mudanças. O
1

Trabalho elaborado no âmbito da produção da dissertação de mestrado no Programa de Mestrado em Educação da
Universidade Federal de Uberlândia.
2
Mestre em educação pela Universidade Federal de Uberlândia.
3
Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

2

gradual processo de industrialização que intensificou na década de 1930 exigiu um enorme esforço

Relacionados