O processo historico da industrailização no brasil e o serviço social

883 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

O Brasil passou por períodos difíceis que merecem destaque quando se fala de industrialização, que foi experimentada a partir do pós-guerra, bem como a urbanização acelerada que se seguiu.
O presente trabalho tem como objetivo discutir o processo de industrialização no Brasil e o Serviço Social. A profissão surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, em um momento de intensificação do processo de industrialização no país perfazendo um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornando mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Assim, pretendemos correlacionar o surgimento do Serviço Social com os fatos históricos do processo industrial e o desenvolvimento capitalista brasileiro.

O PROCESSO HISTORICO DA INDUSTRAILIZAÇÃO NO BRASIL E O SERVIÇO SOCIAL

A industrialização trouxe consigo uma serie de adversidades na área social que se tornou insustentável para o Estado ficar inerte diante das precariedades social, principalmente, no âmbito trabalhista, pois, neste período se tem um agravamento da questão social e um aprofundamento das desigualdades sociais, acumuladas e manifestas nas mais variadas formas de pobreza, miséria, desemprego e exclusão social.
Não obstante, o processo de industrialização proporcionou diversas expressões da questão social, pois, em período imediatamente anterior ao processo industrial no Brasil, acabávamos de sair de sair de uma trágica escravidão somada se ao êxodo rural de pessoas sem a mínima qualificação para desempenhar funções no campo de trabalho.
Historicamente, foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas

Relacionados

  • Estudos culturais
    1409 palavras | 6 páginas