o processo de urbanizaçã amazônica

686 palavras 3 páginas
2
Histórico de Ocupação e do processo de Urbanização da
Amazônia Brasileira
A descrição do processo histórico a seguir baseia-se em
Machado (1999)
, segundo a qual, a urbanização define o modo de produção do espaço regional e é o elemento organizador do sistema de povoamento, que define a estrutura, o conteúdo e a evolução deste sistema. A ocupação da região amazônica teve início em 1540. No século XVII, haviam apenas as missões religiosas e pequenas vilas e fortificações ibéricas que se instalaram na extensa planície de inundação dos rio Amazonas e afluentes, acompanhando os sítios de maior densidade de população indígena. Estes pequenos núcleos pouco contribuíram para a gênese do urbano na região Amazônica.
O desenvolvimento da urbanização teve início realmente na segunda metade do século
XIX, com a economia da borracha que condicionou uma rede proto-urbana proto-urbana
.
O comércio da borracha definiu o surgimento de novas aglomerações e o desenvolvimento inicial da forma urbana. A hierarquia destas aglomerações era o reflexo da hierarquia imposta pelo comércio da borracha. A rede era ao mesmo tempo construída e restringida em função da exploração da borracha. A forma dendrítica desta rede proto- urbana relacionava-se à área de ocorrência da borracha: regiões de produtividade nas várzeas e a circulação fluvial. A rede englobava aglomerações em pontos de transbordo, nos portos das grandes unidades produtoras ou na confluência de rios que drenavam a produção das sub-bacias. A evolução da economia da borracha conduziu ao aparecimento da estrutura
Urbana
Urbana
Primaz
Primaz onde se evidenciaram as diferenças entre as cidades maiores e o conjunto das menores. Belém se destacou pela população e centralização dos recursos financeiros disponíveis para investimento urbano, e Manaus como a segunda maior cidade, responsável pela interiorização das frentes exploradoras de borracha.
Esta estrutura ocasionou o surgimento da

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas