O Processo De Uma Grande Reportagem22

491 palavras 2 páginas
‘O Processo de uma Grande Reportagem, segundo Eliane Brum’.

Grandes Reportagens – Professora Cleofe
Jornalismo Noturno/Vila Olímpia – 7º Semestre Bruna Padilha
Marina Rodrigues
Mayara Carlis
Vanessa Iraty

O Processo de uma Grande Reportagem, segundo Eliane
Brum

O desenvolvimento das grandes reportagens, segundo a jornalista Eliane
Brum, envolve o processo de ouvir o entrevistado, desligando­se de quaisquer sentimentos e preconceitos para tornar­se um verdadeiro ‘escutadeiro’ de histórias, termo utilizado pela própria autora em suas recentes entrevistas.
Ainda de acordo com Brum, fazer uma reportagem implica em se deixar possuir pela história que é do outro, exigindo um gesto profundo de entrega em direção ao desconhecido.
Durante a sua entrevista no programa, a autora escolhe duas das dez grandes reportagens que escreveu no livro “O olho da rua” para mostrar um pouco do processo e de vivência que um jornalista deve ter para dar voz aos personagens e a suas histórias. A primeira reportagem escolhida fala sobre o nascimento e o processo que as índias parteiras do Amapá passam e a última discute uma morte por câncer em São Paulo. Seu trabalho, segundo a própria jornalista, é ir atrás daqueles que não são ouvidos, uma busca por aquilo que é tão comum aos olhos da sociedade que ninguém documenta, ou seja, ela possui visão para pequenos fatos que são despercebidos por outros jornalistas.
“O repórter é um escutador de personagens externos, e quando fazemos uma grande reportagem somo escutadores internos. Tu precisa se esvaziar para entender a realidade do outro, eu tinha que entender, mas só consegui compreender as reportagens quando percebi que para as parteiras a floresta era um corpo feminino. Elas nasceram no ventre da Amazona, eu tinha que ficar quieta e escutar, tinha que me deixar

Relacionados