O processo de trabalho no serviço social : uma relação possível?

Páginas: 11 (2577 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
O PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL : uma relação possível?
Tamires Sol-Posto de Carvalho

RESUMO

Neste artigo promove-se uma discussão sobre a polêmica que permeia o papel do serviço social como categoria de trabalho, este tema torna-se um debate constante no meio acadêmico criando divisórias nas opiniões que se divergem nos que acreditamque o serviço social é trabalho e os que defendem terminantemente que a categoria não se enquadra nessa definição, portanto não possui processos de trabalho. Entre os diversos argumentos se destacam: os objetivos da profissão, a instrumentalidade, o posicionamento como trabalho produtivo ou improdutivo, a questão da constituição do serviço social como uma especialização do trabalho coletivo, acategoria trabalho aplicada ao serviço social. Autores como Marilda Iamamoto, José Paulo Netto, Sérgio Lessa,Suzana Albornoz, são exemplares nestas discussões, se juntando a diversos outros teóricos do serviço social.Iniciando da hipótese de que o serviço social é trabalho, procuraremos fundamentar essa afirmação,discutindo os processos de trabalho no serviço social.Nesse contexto o serviço social éapontado como uma profissão interventiva pautando elementos de constituição no processo de trabalho e na mediação entre eles para orientar esse tipo de intervenção profissional.
Palavras-Chave: Trabalho;Serviço Social,Processo de Trabalho

INTRODUÇÃO

O trabalho estará sempre ligado as competências do Serviço Social, o presente artigo busca fundamentar a relação do processo de trabalho com oServiço Social ou seja , afirmar que o Serviço Social é trabalho.
A partir de uma discussão sobre as reflexões referentes a este tema, veremos duas vertentes, uma que acredita que o serviço social é trabalho e outra que defende que não, e que, portanto não possui processos de trabalho, não existindo assim relação entre eles. Ambas as vertentes são baseadas nas teorias Marxistas que definem o trabalho coma transformação da natureza Marx(1983), estas realizadas a partir de processos de trabalho que possuem componentes fundamentais, a força de trabalho que possui um fim, um objeto ou matéria-prima e os meios ou instrumentos.
Partindo do pressuposto de que o Serviço Social é trabalho, embasamos nossa afirmação nos diversos pesquisadores do Serviço Social, aprofundando as discussões sobre osprocessos de trabalho no serviço social. Busca-se discutir e apontar a relação trabalho x serviço social e as possibilidades de intervenção do profissional nessa categoria de trabalho.

1 PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL

Dentre as diversas discussões à cerca do serviço social na contemporaneidade vemos essa como uma das maiores polêmicas. Como não considerar o serviço social trabalho?Existemdiversas opiniões entre profissionais e estudiosos. A vertente marxista é se não em absoluto, a mais utilizada análise profissional, dada as categorias de leitura que enfocam o trabalho. A categoria trabalho como utilizada em Marx e as relações sociais que surgem a partir dela tornam-se o embasamento para a análise da realidade onde se inserem os assistentes sociais e seu vínculo com os processos detrabalho.
Nas palavras de Marx (1983,p.149)
Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media regula e controla seu metabolismo com a Natureza. Ele mesmo se defronta com a matéria natural [...] a fim de apropriar-se da matéria natural numa forma útil para sua própria vida. Ao atuar, por meio desse movimento, sobre anatureza externa a ele e ao modificá-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza.

A transformação na natureza, de acordo com Marx (1983) se realiza através de processos de trabalho, fundando assim o ser social. É através desses processos que o homem evolui e adquire novas capacidades, entretanto, o que se questiona, é se o serviço social se enquadra na categoria trabalho, ou seja, se os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A categoria MEDIAÇÃO E O PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: uma relação possível?
  • PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?
  • PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?
  • PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?
  • PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?
  • PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?
  • PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?
  • PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!