O processo de ocupação da amazônia e a formação da fronteira

Páginas: 8 (1849 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
O processo de ocupação da Amazônia e a formação da fronteira

Francilete Souza de Almeida



Ao longo de seus mais de quatrocentos anos de história, a Amazônia representou um grande desafio, desde as primeiras expedições exploratórias no século XV, até sua incorporação em grande escala ao capitalismo na segunda metade do século XX. Desafio não somente pelas suas características físicaspeculiares que lhes renderam expressões imprimidas no cotidiano geográfico mundial, como “Hileia”, “Inferno Verde” “Pulmão do mundo” entre outros, como também pela própria história da ocupação do Brasil, cuja economia agroexportadora permaneceu atrelada ao litoral.

Vista desde os primórdios como região de grandes potencialidades econômicas, sua ocupação tem início no século VVII, dentro daspolíticas publicas de manutenção territorial da Coroa Portuguesa, que dinamizou a ocupação dessa área de forma a garantir a posse do território. Através dos fortes implantados no curso do rio Amazonas defendia-se militarmente o território e, com as missões religiosas, neutralizavam-se os indígenas. A ocupação da Amazônia ganha a dimensão dos rios, única via de transporte na região devido, em tese, aotamanho e densidade da floresta, bem como sua gigantesca rede de drenagem. Os núcleos urbanos formados nesse período localizam-se as margens dos rios.

No século XIX, o interesse predominante foi à extração da borracha que deu novo impulso a região. Cidades como Belém e Manaus cresceram rapidamente, a atividade desse período foi curta, uma vez que foi substituída no início do século XX pelaprodução racional na Ásia, além do descobrimento posteriormente da borracha sintética.

É interessante ressaltar que, atém metade do século XX, a ocupação da Amazônia era basicamente constituída de pontos no mapa seguindo o padrão dos rios. Não havia uma dinamização no sentido de se ocupar o interior, alegando-se as dificuldades naturais da região.

As transformações no espaço no espaçoamazônico ao longo de sua história não devem ser vistas como processos estanques e indissociados, uma vez que a organização do seu espaço em um dado momento depende da configuração que toma a luta pelo seu controle neste momento, e as transformações posteriores de alguma forma as usarão como suporte.

Neste contexto, disporemos mais atenção às mudanças processadas no espaço amazônico, a partir dadécada de 1960, período em que ocorrem as maiores e mais rápidas alterações nas formas tradicionais da organização regional, configurando-o como uma grande fronteira em expansão.

A fronteira possui um tempo diferenciado do resto do território nacional, mas acelerado, ocorrendo nela rápidas inovações. A qual tem interesses diversos que imprimem no espaço sua multiplicidade de interesses,tonando-se para o Estado uma região estratégica. Para a Nação, a ala é um símbolo político de primeira grandeza, espaço potencialmente alternativo para o capital. A fronteira tem valor como espaço onde é possível implantar novas estruturas e como reserva mundial de energia.

O significado da fronteira, como as demais regiões e processos em curso no Brasil, só pode ser compreendido a partir da inserçãodo País, neste final de século XX, no sistema capitalista moderno, articulado aos interesses do capital industrial e financeiro, com mediação do Estado. Desse modo, trata-se de extraí-lo do contexto da “mundialização” contemporânea decorrente da nova escala da relação capital-trabalho e referenciado “a produção de um espaço planetário onde os Estados Nacionais conservem suas funções de controlo,hierarquização e regulação tendo como base o espaço”. (LEFÈBVRE apud BECKER, 1990).

No sentindo de implementar a ocupação da região amazônica, o Estado implanta a rede rodoviária, ampliada com os grandes eixos viários, como Belém-Brasilia, Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Porto Velho-Manaus, que serão responsáveis pelo acesso e distribuição da mão de obra migrante no território. Aliada a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de ocupação da amazônia
  • O processo de ocupação da Amazônia
  • Conquista e ocupação da amazônia: a fronteira norte do brasil
  • A ocupacao da amazonia
  • ocupação da amazônia a partir de 1970
  • Formação e Ocupação do Território Brasileiro
  • Formação e ocupação do território brasileiro
  • A formaçao e ocupaçao do territorio brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!