O processo de logística reversa das garrafas pet como uma das maneiras de reduzir o impacto da degradação ambiental

Páginas: 47 (11541 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
Escola de Gestão e Negócio
Administração de Empresas

Tema: O processo de logística reversa das garrafas PET como uma das maneiras de reduzir o impacto da degradação ambiental.

*Leonardo de Matos Nejm (leo_nejm@yahoo.com.br), Leonardo Sant’anna Rodrigues (lrodrigues@modal.com.br), Michelly Gouveia Domingues (michellygd@ig.com.br),Monique Dornelles de Carvalho (nickdornelles@ig.com.br), Roberto da Silva Pereira (rpereira1617@gmail.com), Tâmara Pereira (tamarapereirasilva@yahoo.com.br).

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender como o processo de logística reversa pode contribuir para amenizar o impacto da degradação ambiental provocado pelo descarte incorreto das garrafas PET. Para tanto, foram utilizadasinformações qualitativas aplicando um questionário e realizando duas entrevistas, de forma que ao final deste projeto pudesse compreender os processos de logística reversa, os processos de reciclagem e a situação atual do meio ambiente. Com base nestas pesquisas, foi possível atingir os objetivos propostos. No entanto, existe ainda necessidade de um estudo mais aprofundado, futuramente, para um completoentendimento deste tema.

Palavras chaves: logística reversa, reciclagem, meio ambiente.

Abstract
This work aims to further knowledge on how the reverse logistics process can contribute to minimizing the environmental degradation caused by the inappropriate disposal of PET bottles. For this purpose, it used qualitative information by applying a questionnaire and conducting two interviews inorder to enhance understanding of the reverse logistics processes, recycling processes and the current situation of the environment. Nevertheless, there is still the need for a more specific study for a fuller understanding of this topic.

Key words: reverse logistics, recycling, environment

1 INTRODUÇÃO

A questão do impacto ambiental é um dos problemas que preocupa a sociedade nos diasatuais. A degradação que o meio-ambiente sofre com o despejo de resíduos de pós-consumo é um dos fatores que influenciam a visão ecológica dos habitantes e dos visitantes do município do Rio de Janeiro de forma negativa, que tem como umas de suas atividades econômicas o turismo. De acordo com o site da Prefeitura do Rio de Janeiro, o município do Rio foi o mais visitado por estrangeiros no anode 2003, atingindo a marca de 36,9% do total registrado no País. A logística reversa é um dentre os diversos meios de amenizar a situação da degradação ambiental, porém, ainda existe pouco interesse pelo estudo dos canais de distribuição reversos devido a pouca importância econômica que representam e o baixo retorno financeiro que eles proporcionam. O procedimento da logística reversa consiste emplanejar, operar e controlar o fluxo e as informações correspondentes do retorno dos bens pós-consumo ao ciclo produtivo ou de negócio. As embalagens plásticas PET (Polietileno Tereftalato) utilizadas principalmente pelas indústrias de refrigerantes e sucos, são descartadas pela sociedade após o consumo e representam de certa maneira uma agressão ao meio ambiente, visto que o PET demora mais de 200anos para se deteriorar no meio ambiente e ainda ocupam espaço nos aterros sanitários, dificultando a compactação. Quando lançadas indevidamente no ambiente, contribuem para entupimentos de bueiros, provocando proliferação de vetores e doenças infecto-contagiosas, prejudicam a navegação marítima e agridem a fauna aquática, causando assim um mau aspecto estético (SITE RECICLOTECA). De acordo comInstituto Recicle, apenas 10% dos resíduos coletados são dispostos em aterros sanitários e 76% são depositados em lixões, causando transmissão de doenças, deslizamentos de terras, entupimentos em bocas de lobo e de redes de esgoto, atraindo catadores que podem contrair doenças. Com isso provoca poluição visual, poluição do solo e do ar agravando a situação dos lençóis subterrâneos de água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística Reversa
  • logistica reversa da garrafa pet
  • logistica reversa da garrafa pet
  • Impactos Ambientais em Conformação de Garrafas PET
  • Logistica reversa ciclo fechado para garrafas pet
  • Dificuldades para implantação da logística reversa de garrafas PET
  • A LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NAS EMPRESAS
  • Logistica Reversa Como Mecanismo Para Reducao Do Impacto Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!