O PROCESSO DE KAFKA: UMA APLOGOIA

2056 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO

O PROCESSO DE KAFKA: UMA APOLOGIA

VINÍCIUS SOUZA DE MEDEIROS

São Cristóvão
Setembro de 2013
VINICIUS SOUZA DE MEDEIROS

O PROCESSO DE KAFKA: UMA APOLOGIA

Trabalho apresentado como requisito para avaliação na disciplina Filosofia Geral e Jurídica, Curso de Direito, Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe.
Professor: Bruno Falcão

SÃO CRISTÓVÃO-SE
23/09/2013
RESUMO
O presente trabalho busca uma reflexão da relação entre Literatura e Direito na obra de Franz Kafka1. Como fonte de discussão utilizamos a obra O Processo do escritor tcheco, donde partirmos para a discussão da ambivalência poder e direito; e a fonte de legitimidade do Estado de Direito que é a lei.
Palavras-chaves: O Processo. Kafka. Poder. Estado de Direito.

INTRODUÇÃO

O Processo é um dos livros mais enigmáticos do século XX. Obra de Franz Kafka, o livro é um grande fragmento. Fruto de uma estética única, dum realismo fantástico, Kafka nos legou uma “literatura do absurdo”.
O personagem Josef K. aparece numa trama indecifrável da qual tentará se desvencilhar do começo ao fim da história, mergulhando num labirinto, em delírios, numa tentativa de fuga para lugar nenhum. Josef K respira o ar das penúrias dolorosas, de quartos mal ventilados. A prosa kafkiana assegura a permanência do mistério, da inconsistência, do inacreditável.
A primeira frase do livro amarra o leitor à história: “Alguém certamente havia caluniado Josef K., pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum.” Não lhe dizem do que é acusado, nem quem o acusa. K. é submetido a um processo incompreensível por um crime não revelado.
Não há uma leitura oficial, única, aprovada, entretanto. A falta de certa linearidade de enredo na obra possibilitou inúmeras interpretações ao longo das décadas após

Relacionados