O processo de industrialização no brasilo

Páginas: 6 (1356 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
O Processo de Industrialização no Brasil


1. A ''vocação agrária'' brasileira

''O Brasil é um país essencialmente agrícola.'' Esta afirmação foi repetida incontáveis vezes no Brasil, mesmo quando, a partir da década de 30, a industrialização já caminhava a passos rápidos.
A idéia de uma ''vocação agrícola'' para o Brasil exprimia os interesses e o domínio que as oligarquias de origemrural exerceram sobre a sociedade brasileira durante largo período de tempo.
Nas primeiras décadas do século XX, eram freqüentes as queixas dos fazendeiros contra um novo setor da classe dominante que adquiria crescente importância econômica e política - a burguesia industrial. ''Aos lavradores (...) a fortuna de um Matarazzo se afigurava assustadoramente grande e capaz de ramificaçõesilimitadas. De vez em quando referiam-se aos industriais como a uma 'aristocracia do dinheiro', a uma 'plutocracia industrial' ou mesmo 'bando de tubarões'. E ao se lembrarem da freqüência com que o novo industrial começara como imigrante, os agricultores se queixavam dos estrangeiros que tinham chegado de terceira classe para empobrecer antigas famílias da aristocracia rural, genuinamente brasileiras.As ''antigas famílias genuinamente brasileiras'' faziam ainda outras críticas à nascente indústria. Esta era considerada uma atividade "artificial", uma vez que dependia da importação de máquinas e matérias-primas; era o caso, por exemplo, de indústrias têxteis que importavam juta, com o agravante, no caso, de não consumir algodão que era produzido internamente. Ou então eram vistas como"artificiais" as empresas que para fugir das tarifas cobradas sobre os produtos importados, limitavam-se a montar aqui o produto final, importando todas as suas partes.
Os cafeicultores paulistas, além disso, reclamavam da transferência de trabalhadores - especialmente os imigrantes europeus, nas primeiras décadas do século - da agricultura para as fábricas, o que, acreditavam, poderia reduzir a ofertada mão-de-obra para as fazendas de café ( e, conseqüentemente, provocar uma elevação nos ganhos dos trabalhadores rurais).
Todas essas reclamações, entretanto, não permitem que se conclua pela existência de uma oposição inconciliável, entre as antigas oligarquias rurais e a nova burguesia industrial. As relações entre a economia agrária - a cafeicultura paulista, principalmente - e a indústriasempre foram mais complexas.
A pergunta a ser respondida é a seguinte: como foi possível a uma sociedade cuja base econômica era a agroexportação se transformar em uma sociedade de características urbano-industriais? Isso nos conduz ao problema da origem da industrialização no Brasil.



2. Industrialização: a formação da sociedade de classes

Antes de mais nada, cabe ressaltar que aindustrialização é um processo distinto da simples criação de indústrias. O termo industrialização indica algo mais do que apenas uma mudança econômica: trata-se da constituição da ordem social capitalista, com o surgimento das classes sociais que lhe são características - a burguesia industrial e a classe operária.
O simples surgimento da manufatura ou de indústrias em uma sociedade de baseagrária pode permanecer como um fenômeno superficial e passageiro, sem maior importância para o mundo social em seu conjunto. Já a industrialização resulta em uma combinação de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais irreversíveis. Uma vez iniciada sua marcha não há retorno para o contexto econômico-social anterior, em que predominava, como era o caso do Brasil, a produção dos bensprimários (alimentos e matérias-primas) para a exportação.
O processo de industrialização tem como implicações mais profunda a formação de uma sociedade de classes. Nesta, a relação de produção básica é a que envolve, por um lado, uma classe de capitalistas industriais que controla e dirige o processo de produção e, por outro, uma classe de trabalhadores assalariados cuja sobrevivência depende...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • processo de industrialização
  • processo de industrialização
  • Processo de Industrialização
  • Processo de industrialização
  • Processo de industrialização
  • O processo de Industrialização
  • Processo de Industrializaçao
  • Processo de industrialização da India

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!