o processo de inclusão na escola valmique sampaio de albuquerqu

10015 palavras 41 páginas
INTRODUÇÃO

Falar sobre a Inclusão é compreender o avanço Educacional que se renova constantemente, é ser conhecedor do contexto Histórico no qual está inserida a Educação Especial, proporcionando uma educação de qualidade de forma que possa atingir a todos os componentes da nossa sociedade valorizando o individuo como um ser capaz de adquirir uma “aprendizagem significativa,” superando suas limitações, oportunizando uma vida social ativa na sociedade na qual se está inserido.
De acordo com (HERRERO, 2000): A inclusão pressupõe mudanças na sociedade, para que a mesma se torne Capaz de receber e acolher adequadamente as pessoas portadoras de deficiência [...] com suas dificuldades e o reconhecimento pelo seu direito de vida normal, em todos os sentidos.
Compreender o processo Inclusivo é ir em busca de uma Educação integradora, que realize adaptações, não somente na parte física tão pouco estrutural, mas que possa adequar o currículo da sua entidade no intuito dlhor atender o individuo com necessidade especial.
Com base na leitura de diversos artigos que tratam do processo inclusivo despertei o interesse pelo tema apresentado, através de pesquisas e observações realizadas ao longo da vida acadêmica, resolvi colocar em foco o contexto Histórico da Educação Especial no Município no qual resido (Itaitinga), este que há pouco mais que uma década vem proporcionando uma Educação de qualidade e igualdade para todos conforme define a Declaração de Salamanca (1994, p. 8-9):

[...] as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas devem se adequar [...] elas constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos.

O presente estudo ressalta a Escola Valmique Sampaio de Albuquerque como pioneira em relação educação inclusiva deste município destacando o grande avanço que a educação de Itaitinga alcançou,

Relacionados