O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO REGULAR

Páginas: 9 (2034 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2013
2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
Analisar como ocorre o processo de inclusão de alunos especiais na educação regular no Colégio José Fernandes da Fonseca.

2.2 Objetivos Específicos
Delinear o perfil do Colégio José Fernandes da Fonseca;
Estudar quais as ações que são realizadas pela escola pra inclusão dos alunos especiais;
Identificar desafios da inclusão de alunos especiais.3 JUSTIFICATIVA

O tema escolhido para este projeto justifica-se por observarmos que em um mundo tão moderno ainda exista escolas sem nenhuma estrutura, nem professores qualificados para receber crianças especiais.
Este projeto busca uma melhora na qualidade de ensino e o direito da educação para todas as crianças, tornando o ambiente escolar acolhedor para criançasespeciais.
Por tanto conhecendo os aspectos da educação para crianças especiais, tendo em vista suas dificuldades individuais e coletivas.
O projeto será aplicado no Colégio José Fernandes da Fonseca, localizado na Avenida Manoel Eugênio, nº 124, situado no município de Boquim em Sergipe, sendo está uma escola particular que abrange desde creche até o ensino médio.
A finalidade do projeto é fazer comque os profissionais da educação e as instituições de ensino, revejam o seu papel para poder receber alunos especiais. E para isso as escolas precisam valorizar a diferença e colocar em prática o projeto.








4 PROBLEMATIZAÇÃO E HIPÓTESES
4.1 Problematização
Qual o perfil da escola?
Quais as ações da escola para inclusão de alunos especiais?
Quais os desafios da inclusão de alunosespeciais no Colégio José Fernandes da Fonseca?
















5 METODOLOGIA
Para se atingir as propostas desse projeto de pesquisa de campo no Colégio José Fernandes da Fonseca situado na cidade de Boquim.
A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, pois, essa se desenvolve em um ambiente natural, em dados descritivos e tem um plano aberto e flexível e focalizada de formacomplexa.
Optou-se como metodologia a pesquisa descritiva, onde o pesquisador observa, registra, analisa, relaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los com o objetivo de descobrir a frequência com que o fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e característica. A pesquisa será realizada por meios de coletas de dados através de entrevista e questionário dentro da realidade de comotrabalhar com portadores de deficiência, tendo em mente que a metodologia empregada no trabalho com pessoas portadoras de deficiência deve ser diferente daquela utilizada com pessoas portadoras de deficiência física. Pois essas apresentam maior dificuldade, tendo inclusive de serem sustentadas para a realização das atividades.
Sendo que, o Colégio José Fernandes da Fonseca é situado na AvenidaManoel Eugênio n° 124 no centro situada no município de Boquim - Se. É um Colégio particular, a mesma possui 15 salas, sendo uma delas a sala do futuro onde os alunos aprimoram seus conhecimentos através da tecnologia, 63 professores entre eles os auxiliares, 1 diretor, 1 secretária, 3 coordenadores,1 psicóloga, 1 fonoaudiólogo,6 alunos portadores de deficiência sendo 2 do sexo masculino e 4 dosexo feminino.
Um dos grandes desafios da universidade é formar educadores que não sejam somente instrumento de transmissão de conhecimento, mas, sobretudo, de novas atitudes frente a adversidade humana.
Portanto, esse relatório visa despertar que um trabalho de pesquisa não é uma tarefa fácil, principalmente aos iniciantes nas práticas de pesquisa, como também é certo que não se trata de algoimpossível de ser realizado.


6 REFERENCIAL TEÓRICO
A educação especial tem sido um dos temas que mais se abordam no âmbito educacional. Define-se como aquele utilizado para reportar os mais diferentes grupos, que de alguma forma são excluídos dos processos sociais.
A inclusão escolar é vista como uma forma de socialização visando trazer para sala de aula os melhores recursos que auxiliam os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A arte contribuindo para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas...
  • A arte contribuindo para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas...
  • A inclusão do aluno com necessidade especial na escola regular
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
  • Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais nas Escolas Regulares
  • Inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino
  • Educação especial: um processo de inclusão na escola.
  • Inclusao do aluno surdo na Rede Regular de Ensino da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!