O processo de gestão documental e da informação arquivistiva no ambiente universitario

1961 palavras 8 páginas
Relatos de Experiências

O processo de gestão documental e da informação arquivística no ambiente universitário
Curso de Arquivologia 1º Ano

Disciplina: Gestão de Documentos I

O processo de gestão documental e da informação arquivística no ambiente universitário

A necessidade de registrar as informações decorrentes da experiência humana, em sua imensa diversidade, tem produzido um grande número de registros que a testemunham e indicam os caminhos trilhados, possibilitando o seu conhecimento e reavaliação. Esses registros são o que designamos como documentos, ou seja, um conjunto de informações registradas em um suporte. Para que esses cumpram sua função social, administrativa, técnica, jurídica, cultural, entre outras, é necessário que estejam organizados, sejam preservadas e acessíveis para quem busca conhecimento.

A história da evolução dos arquivos, segundo Bautier ( apud Cruz Mundet, 1994 ) e Romero Tallafigo ( 1994 ) é dividida em 4 períodos:

Época dos arquivos de palácio – Antiguidade; Na Biblia – livro de Esdras (capítulo 6 versículo 1) registra que o rei Dario deu ordem para que se fizesse uma busca nos arquivos reais da Babilônia.

Época dos cartórios – séculos XII a XVII; Na antiguidade (Egito, Grécia, Roma) já se respeitava a procedência do documento – “fundos arquivisticos” – um dos princípios fundamentais da arquivistica.

Época dos arquivos como “arma” de autoridade – antigo regime – séculos XVI a XIX; Os arquivos da Idade Moderna – tinham uma visão exclusivista, a informação contida em documentos era guardada como instrumento da administração, para uso do governo.

Época dos arquivos como laboratório de história – inicio século XIX a XX.

A partir do século XX, os arquivos abriram-se para administração, cidadãos, pesquisadores, e diante disso foi necessário a presença de profissionais preparados para atender as necessidades dos usuários e também quanto a fidelidade, organização e disponibilização das informações.

No

Relacionados