O Processo De Explora O Da Frica A Experi Ncia Portuguesa

518 palavras 3 páginas
O processo de exploração da África a experiência portuguesa.
No início do século XIX, a industrialização que havia se iniciado na Inglaterra começou a expandir-se para outras regiões. No XIX a Inglaterra procura estabelecer um monopólio marítimo no Atlântico, e acabando com o tráfico Europa, a América e a África e de tal maneira desfazendo ligações bilaterais entre a América e a África, dessa forma começa a se integrar um modo imperfeito de estruturas políticas mundiais. Karl Marx disse que todas as estruturas são criadas para gerar bens materiais, então, a proposta dos impérios formados no século XIX, é de estabelecer meios de bens de produção para o acumulo primitivo do capital como Caio Padro Jr. Disse. A chegada dos portugueses, em fins do século XV, no entanto, abriria uma rota de comércio atlântico que teria profundas consequências para as populações locais.
Outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa.
Dentro deste contexto econômico, que passa pela política, temos ai à base para entender como a colonização da áfrica a transformou no que ela é hoje, tendo em vista que vários outros países a dividiram realizando um partilha feita de maneira arbitrária, não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo, o que contribui para muitos dos conflitos atuais no continente africano, tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas foram unidas. Alberto da Costa e Silva disse o seguinte sobre isso:
O comércio de braços humanos não aproximou apenas as praias que ficavam frente a frente, mas estendeu sertão adentro o seu alinhavado, uma vez que muitos dos escravos trazidos para o Brasil e que foram trabalhar em Minas ou Goiás vieram de regiões do interior do continente africano, das savanas e das bordas dos desertos1.

Este tráfico foi iniciado pelos portugueses e, em

Relacionados

  • ovinocultura
    25630 palavras | 103 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Gabriel Garcia Marques Do Amor E Outros Demonios
    44535 palavras | 179 páginas