O processo de ensino e aprendizagem e as metodologias de ensino: estruturando o processo

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
O processo de ensino pode ser entendido como “uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimentos de habilidades, por meio dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas”. Sua finalidade é “[...] proporcionar aos alunos os meios para que assimilem ativamente os conhecimentos (grifo do autor) porque a natureza do trabalhodocente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino” (LIBANEO, 1994, p. 54).
A utilização de metodologias de ensino tem como função facilitar o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos Sistematizados. Alguns critérios de seleção que devem ser considerados pelo professor na escolha de uma metodologia de ensino:
a) A adequação aos objetivosestabelecidos para o ensino e aprendizagem (o que se pretende atingir com o processo ensino/aprendizagem);
b) A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a se efetivar (o que se pretende que os alunos assimilem);
c) As características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem (como são osalunos);
d) As condições físicas e tempo disponível (HAYDT, 2006, p. 145).
Estes critérios básicos são importantes porque os professores podem escolher o melhor caminho para nortear suas ações pedagógicas, pois, ao entender a metodologia de ensino como o estudo de métodos didáticos para o desenvolvimento organizado do trabalho pedagógico, aumenta. Se a probabilidade de se desenvolver uma açãoeducativa competente e segura em relação aos propósitos desejados para o processo educacional.
O professor deve selecionar diferentes recursos didático-metodológicos, analisando os objetivos propostos e a natureza dos conteúdos estudados. Porque favorece a compreensão, a assimilação e construção do conhecimento por parte do aluno, e favorece aos alunos situações que lhes permitam construir ereconstruir os conhecimentos de maneira prazerosa e significativa.
Cabe ao professor, no momento de selecionar e planejar a execução dos recursos didático-metodológicos, adaptar e/ou intensificar essa execução de acordo com o objetivo pretendido e com a faixa etária dos alunos.
Recursos didáticos se apresentam como conjuntos de dispositivo (materiais) utilizados concomitantemente ou não, que auxiliam oprocesso de aprendizagem. São classificados em: recursos naturais, pedagógicos, tecnológicos, culturais e etc... Podendo também ser classificados como recursos audiovisuais; tecnologias independentes e dependentes.
Classificação dos Recursos didáticos:
• Naturais: elementos de existência real na natureza, como agua, pedra, animais.
• Pedagógicos: quadro, flanelógrafo, cartaz, gravuras, álbum,seriado, slide, maquete, etc.
• Tecnológicos: internet e seus dispositivos, rádio, toca-discos, gravador, televisão, vídeo cassete, computador, ensino programado, laboratório de línguas.
• Culturais: biblioteca pública, museu, exposições.
“Material didático é um instrumento de trabalho na sala de aula: informa, cria, induz a reflexão, desperta outros interesses, motiva, sintetizam conhecimentose propicia vivencias culturais. Sua aplicabilidade só enriquece a prática docente” (Brasil, 1998).
“Recurso didático é todo material utilizado como auxilio no ensino-aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos” (Souza, 2007 p.111).
Os recursos didáticos metodológicos mais comuns são:
• Aulas expositivas
A aula expositiva é um dos recursosdidático-metodológicos mais antigos, tendo se configurado como a metodologia predominante da escola tradicional.
Na atualidade, ela ainda é muito útil e necessária, porém deve ser adaptada as exigências do processo de ensino e de aprendizagem são consideradas no sentido da posição de diálogos, em que o professor escuta aquilo que os alunos tem a dizer, faz questionamentos e responde as suas duvidas. A aula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologias usadas no processo de ensino aprendizagem
  • METODOLOGIAS DE ENSINO: MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
  • METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS.
  • O lúdico no processo ensino-aprendizagem
  • O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • As tics no processo de ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!