o processo de educação segundo Emília Ferreiro

Páginas: 31 (7522 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO

Atualmente, muitos professores ainda definem erroneamente o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica.
As formas tradicionais de alfabetização inicial consistem num método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos.
Porém, muitos desses professores não estão capacitados para compreender algumas dificuldades que acriança enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e escrita.
A insistência na imitação, obediência, repetição e controle, muito frequente nestes métodos, conduzem a uma negligência das capacidades criativas individuais em detrimento de competências que são puramente mecânicas e repetitivas. Abandonar esta concentração rígida no intelecto humano a favorde uma pessoa holística que deve ser encorajada, fortalecida e motivada aumentaria com uma imensa importância as capacidades, auto-estima e o interesse desse indivíduo. 
Além disso, algumas escolas e universidades assumem a velocidade de aprendizagem do aluno médio como base para os seus métodos de ensino. Todavia, não se conseguiu provar através de inúmeros testes o princípio de que avelocidade de aprendizagem é mais ou menos igual para todos os alunos. Cada indivíduo aprende a um ritmo diferente. Além disso, está provado que os indivíduos são capazes de obter progressos notáveis em condições favoráveis. Consequentemente, nos métodos de ensino tradicionais apenas se utiliza uma pequena parte da capacidade de aprendizagem humana.
Na aprendizagem inicial as práticasutilizadas são, muitas vezes, baseadas na junção de sílabas simples, memorização de sons decifração e copia. Tais maneiras fazem com que a criança se torne um espectador passivo ou receptor mecânico, pois não participa do processo de construção do conhecimento.
Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início daaprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque de alguma forma os seus esforços foram colocados nos papéis para representar algo.
O processo de alfabetização é longo e dividido em etapas, por isso a importância de conhecer o método criado por Ferreiro, para que o educador compreenda cada etapa e consiga avançar com aluno a partir da hipótese de escrita em quese encontra.
Esse trabalho consiste em mostrar a eficácia do método criado por Emília Ferreiro no processo de alfabetização, método esse que pode ser aplicado em qualquer criança que esteja no período inicial da alfabetização. Além de auxiliar e facilitar o professor durante esse processo tão complexo e tão importante para o indivíduo como a de aderir a escrita.CAPÍTULO I

1. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

O processo de alfabetização tem sido um grande desafio a ser enfrentado pelo professor-alfabetizador e pela sociedade que almeja uma educação de qualidade em nossas escolas.
Na verdade desde os tempos de Brasil Colônia, o problema que enfrentamos em relação à cultura escrita era o analfabetismo. Esseproblema foi relativamente superado nas últimas décadas, porém agora se sabe da importância de ensinar a ler e a escrever, reconhecendo que isso não basta. Mas até alcançar esse pensamento, vários métodos educacionais surgiram> O Método Alfabético faz com que os alunos primeiro identifiquem as letras pelos nomes, depois soletrem as sílabas e,em seguida,as palavras antes de lerem sentenças curtase,finalmente, histórias. Quando os alunos encontram palavras desconhecidas, as soletram até decodificá-las. Depois surgiu o método analítico que parte de uma visão global para depois deter-se nos detalhes, e o Sintético começa a ensinar por partes ou elementos das palavras, tais como letras, sons ou sílabas, para depois combiná-los em palavras. A ênfase é a correspondência som-símbolo. Já a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educacao segundo emilia ferreiro
  • A importância da leitura da educação infantil segundo emilia ferreiro
  • APRENDIZADO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO
  • Alfabetização em Processo Emilia Ferreiro
  • O Processo de alfabetização por Emília Ferreiro
  • Níveis de escrita segundo emilia ferreiro
  • Hipóteses de alfabetização segundo emilia ferreiro e ana teberosky
  • Fases de desenvolvimento da escrita segundo emilia ferreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!