O processo de educação na cidadania: leis, escola e segmentos.

Páginas: 6 (1401 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
O PROCESSO DE EDUCAÇÃO NA CIDADANIA: LEIS, ESCOLA E SEGMENTOS.

Dentre as grandes mudanças decorridas nos últimos anos, o Homem desponta como agente ativo e direto nas relações sobre o meio em que vive. Considerando que o indivíduo é um ser que vive e sofre permanentemente durante o desenvolvimento pelas influências de um meio social, faça-se perceber a importância que as relações que oenvolve, possuem na formação da sua personalidade, como do seu caráter e manifestações de cunho social, em todas as suas dimensões e áreas. Proeminente, à escola, é atribuído o papel ímpar na contribuição da formação e desenvolvimento da criança em aspectos de valores morais e de cidadania.
O processo de desenvolvimento pessoal e profissional impõe-nos considerar vários referenciais para a realização deuma análise mais autentica e apurada em relação aos vários pontos que envolvem a temática da escola e seu papel. Partimos, então, do pressuposto de que esse processo de construção não parte do nada, e sim de referenciais obtidos ao longo do processo de educação e formação dos professores.
Essa construção se dá num processo de formação, ação, reflexão e transformação e não pode ser entendida comouma cópia fria e neutra de teorias educacionais. O contexto social é outro determinante que não pode ser ignorado, na medida em que considerarmos que o processo educativo envolve aluno, professor, corpo técnico-administrativo, pais, recursos materiais, teorias e práticas.
Atualmente é necessário rever com urgência os conceitos envoltos sobre a educação do homem. Não se restringindo apenas,simplesmente rever novas metodologias para melhorar o que já existe. É necessário repensar, desde as raízes de todo o sistema de educação, ou seja, sobre o homem e sua educação. É necessário que se faça repensar, porém em particular no objetivo, em cada ponto que contribui para realizar o processo educativo: fundamentalmente o papel da escola: ensinar para quê, para quem e o quê; pais representados porassociações; gestão escolar; professores e leis. Ressalta-se, pois, devemos entender a educação com profundo significado, podendo dizer que: a educação representa o processo vital e consciente de uma contínua retomada de si mesmo, para o homem aprofundar a própria personalidade, e procurar novos caminhos de auto-realização e de integração criativa e responsável na sociedade em que está inserido.Não se trata mais considerar a educação apenas como um processo, no qual, por meio de adultos, as crianças aprendem, porém, como um processo no qual as crianças aprendem auxiliadas por um orientador para alcançar seus fins. Apesar de alguns progressos registrados nos últimos anos o nosso país ainda apresenta um índice inaceitável de analfabetismo, repetência e evasão escolar, ou seja, em matériade educação ainda estamos aquém do desejável, portanto, ainda convivendo com uma grave crise neste setor. A escassez de recursos, a estrutura do sistema educacional como um todo, a impropriedade dos currículos oficiais, entre outros são apontados pelos educadores como obstáculos a serem vencidos para que possamos ter definitivamente uma educação transformadora e de qualidade em nossas escolas.Naturalmente, este processo de educação exige profundo respeito pelas características, contextos e valores das pessoas à que ele está interligado. Para que a escola seja realmente um espaço democrático e não se limite a reproduzir a realidade sócio-econômica em que está inserida, cumprindo ordens e normas a ela impostas por órgãos centrais da educação, deve-se criar um espaço para a participação ereflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade:
Essa é a necessidade de conquistar a autonomia, para estabelecer uma identidade própria da escola, na superação dos problemas da comunidade a que pertence e conhece bem, mais do que o próprio sistema de ensino.
Essa autonomia, porém, não deve ser confundida com apologia a um trabalho isolado, marcado por uma liberdade ilimitada, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação: processo de construção da cidadania
  • Educação como Processo na Construção da Cidadania Ambiental
  • O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
  • A nova lei de educação musical na escola
  • Educação especial: um processo de inclusão na escola.
  • Avaliação da educação: o processo de responsabilização da escola
  • Educação e Escola: Breve Processo Histórico
  • Projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!