O Processo de Desnaturização ou Estranhamento da Realidade

1278 palavras 6 páginas
SeguinteAnterior

O PROCESSO DE DESNATURALIZAÇÃO OU ESTRANHAMENTO DAREALIDADE
Expandir mensagens

HENRIQUE Mensagem 1 de 1 , 14 de fev 11h45min

O PROCESSO DE DESNATURALIZAÇÃO OU ESTRANHAMENTO DAREALIDADE.

Antes de iniciarmos o curso de sociologiaé necessário fazer um pequeno histórico que leva a momentos em que é excluídada grade curricular (Permanecendo fora por mais de 40 anos) e outros que elaaparece.

"A sociologia constitui um projetointelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa armaa serviços dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dosmovimentos revolucionários."1

É preciso lembrar que o Brasil viveu umperíodo de exceção política, vinte e um anos de governos militares. ASociologia foi uma matéria que estava presente em todas as escolas, assim comoa matemática e a Língua Portuguesa, surgida como disciplina obrigatória em 1897e introduzido em 1925 com a reforma Rocha Vaz. A partir desse momento tornou-seobrigatória e cobrada inclusive nos vestibulares.

· Em1942 na ditadura Vargas, a reforma Capanema retirou a sua obrigatoriedade.

· Em1961 volta como disciplina optativa;

· Em1971 sofre seu mais duro golpe na ditadura militar, passa a ser substituídapela OSPB (Organização Social e Política do Brasil) na Reforma de JarbasPassarinho.

Ruy Barbos em 1882 já via seu valor, hojeé entendido como importante para todos os ramos das atividades humanas; médicos,engenheiros, químicos, garços, artistas, etc., para entender e se situar nasociedade em que vive.

A sociologia já fez parte da gradecurricular no passado e só foi retira em alguns períodos por questões ideológicase políticas, e rotorna graças ao esforço daqueles que reconhecem suaimportância para a construção de um olhar crítico da realidade.

As aulas de Sociologia vão dialogar comoutras áreas do conhecimento, como a História, Geografia, filosofia,Antropologia, Economia e a

Relacionados