O processo de desenvolvimento nas indústrias de laticinios

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
do curso gestão ambiental

Denis Alves Amorim
Jose Candido Fátima da Silva
Macilio Bruno Paes Araujo
Maria Gabriela Braz da Silva
Policiano Borges Filho
Welerson Adriano Vieira Cirqueira

O Processo de Desenvolvimento nas Indústrias de laticinios

Espinosa
2011

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
do curso gestão ambientalDenis Alves Amorim
Jose Candido Fátima da Silva
Macilio Bruno Paes Araujo
Maria Gabriela Braz da Silva
Policiano Borges Filho
Welerson Adriano Vieira Cirqueira

O Processo de Desenvolvimento nas Industrias de laticinios

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina interdisciplinar

Prof. Jamile, Rosimeire, Wilian eLeiliane

Espinosa
2011

INTRODUÇÃO

Entre as diversas indústrias que compõe a economia mineira, o setor laticinista ocupa papel de destaque. Segundo o SEBRAE (1997), são aproxidamente mil e duzentas indústrias que atuam formalmente em Minas Gerais , sendo 90% de pequeno e médio porte.
Para as pequenas e medias empresas, a identificação e implementação de medidas para aredução de desperdícios de produtos e de matéria- prima, economia de insumos (água, eletricidade, combustível, etc.) e utilização racional de produtos químicos é essencial para otimizar o processo industrial, reduzir a carga orgânica e o volume dos influentes a serem tratados.
No passado as indústrias concentravam suas preocupações exclusivamente com a produção e os lucros. Nãohavia nenhum tipo de proteção ao meio ambiente eram insignificantes, no entanto, a falta de responsabilidade com o meio ambiente proporcionou um grande comprometimento ambiental irreversível.
O Leite – Aspectos Gerais
O leite é o fluído normalmente secretado pelas fêmeas dos mamíferos para a nutrição de suas crias, sendo considerado um dos alimentos mais complexos, sob o pontode vida nutritivo, proporcionando inúmeras alternativas de industrialização e transformação em produtos derivados. O leite é composto aproximadamente por 87,5% de água e 13% de sólidos totais que estão suspensos ou dissolvidos na água (Tabela 1). Porém quando utilizado no processamento de queijos, em torno de 85 a 90% de seu volume é retirado sob a forma de soro (SERPA, 2005).
O avançotecnológico , associado a um intenso processo de urbanização, tem causado sérios problemas ambientais ao planeta, sobretudo nas nações menos desenvolvidas ou em desenvolvimento.
As agressões ao meio ambiente gera grande preocupação não só no Norte de Minas, mas em caráter mundial.

RESUMO

Na indústria de laticínios, os resíduos sólidos podem ser classificados, ou seja, hásubdivisão em dois grupos, quando se refere a sua origem. O primeiro grupo é gerado nos escritórios, nas instalações sanitárias e nos refeitórios das indústrias dando origem ao lixo comercial.
O segundo grupo são os resíduos sólidos industriais decorrentes das diversas operações e atividades relacionadas diretamente a produção industrial. No caso das indústrias de laticínios são basicamente sobras deembalagens, embalagens com defeito, papelão, plástico, produtos devolvidos com o prazo vencido.

Os Efluentes Líquidos

Na indústria de laticínios temos os principais efluentes líquidos os quais são: o soro acidificado naturalmente e não encaminhado para alimentação animal , gerado no processo de fabricação de queijo: leiteilho e água, gerado no processo de fabricação demanteiga e mistura água, leite e sólidos derivados do leite, gerada quanto da limpeza e desinfecção de utensílios , tubulações ,equipamentos, tanques das carretas e pisos.
Esses efluentes devem ser tratados antes de lançados nos corpos de água ou no solo, seja qual for o tratamento ou tecnologias envolvidas neste processo de tratamento devem ser tomadas ações para a redução do volume...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indústria de laticínios
  • Indústria de laticínios
  • Industria de Laticínio
  • Indústria de laticínios
  • Estruturação do processo de desenvolvimento de produtos para uma indústria calçadista
  • Impactos em uma indústria de latícinios
  • TRATAMENTO DE EFLUENTES NA INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS
  • TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA DE LATICINIOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!