O processo de colonização dos indígenas segundo os jesuítas

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

O processo de colonização dos indígenas segundo os Jesuítas.

Manaus
2012

Trabalho em equipe apresentado à Profª. MsC. Márcia Maria de Oliveira como requisito parcial da primeira avaliação da Disciplina Antropologia no terceiroperíodo do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, realizado em Manaus, 24 de Abril de 2012.

Manaus – AM
Abril de 2012
INTRODUÇÃO

O objeto estudado pelo nosso grupo foi o filme “A Missão” e tem como objetivo fazer uma analise do filme exposto em sala e um estudo dos aspectos relevantes para a disciplina de Antropologia e o curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade ePropaganda.
A metodologia adotada pela nossa equipe foram os debates abertos e conversas sobre o filme para em conjunto respondermos o modelo de trabalho.
Foram abordados os seguintes itens: o duelo presente no começo do filme, que retrata a defesa da honra. Pois, durante o século XVIII a honra era o bem mais precioso que um homem podia possuir; A ideia da auto sustentação, a partilha e a divisãodos bens produzidos pela aldeia indígena; A ideia econômica e a pouca ou quase nula visão de lucro dos indígenas; O modo de vida dos jesuítas, a errônea ideia de que os índios eram “selvagens” e por isso não eram dignos de viver em sociedade; A forma como foi determinada a superioridade dos colonos perante os índios levando a guerra travada no final do filme.
O trabalho esta dividido em resumo dofilme, os elementos antropológicos absorvidos pela equipe e relação do contexto apresentado com os textos 01, 02 e 03.

O processo de colonização dos indígenas segundo os Jesuítas.

“A Missão” se passa no século XVIII, na América do Sul, no Povoado das Sete Missões. Região bastante visada tanto pelos portugueses quanto pelos espanhóis que demonstravam bastante interesse na mão de obraindígena. O longa metragem tem como base as missões católicas que criadas na América do Sul pelos jesuítas que faziam um trabalho de evangelização e catequese que desenvolveu-se no ambiente da expansão marítima europeia.
O filme é datado no século XVIII e tem como personagem principal Rodrigo Mendoza, um mercador de escravos indígenas que mata o próprio irmão em uma disputa pela mulher que ama.Arrependido pelo assassinato do irmão resolve, num espécie de castigo pelo seu ato, se tornar missionário jesuíta na catequização dos índios do povoado. Transformado e encantado com o modo de vida da comunidade indígena passa a defendê-los e age com todas as suas forças pra tentar parar o processo de escravatura dos índios. O filme tem como mensagem central a civilização dos povos indígenas da América doSul através do cristianismo, a tentativa de defesa do processo de colonização e uma mudança de hábitos imposta aos indígenas em troca de uma suposta civilidade que somente o cristianismo podia oferecer.
O elemento antropológico mais importante e sem duvida o de maior destaque no filme são os elementos culturais, o método jesuítico de colonização, o modo como eles adentram na aldeia, que depoisserá chamada de missão, daí o nome do filme; a manufatura de instrumentos musicais, a olaria e a arte da guerra. Traz também alguns elementos significativos para o meio religioso, tais como o pecado (a traição do irmão), o castigo (o castigo para o corpo, a humilhação, o trabalho braçal), o perdão (nesse caso, o perdão de Deus), a paciência (o processo de aproximação pela música, o domínio dalíngua).
Os conceitos teóricos apresentados no filme que coincidem com texto 01 (Antropologia: uma Introdução) são os conceitos de cultura, modo de vida tanto dos indígenas quanto dos colonos; os ritos, mitos e costumes, logo na primeira cena vemos um padre amarrado em uma cruz descendo a cachoeira o que caracteriza um ritual. Também vemos as características sociais, étnicas e o mais relevante em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de colonização
  • Cultura indígena: da colonização a modernidade
  • a colonizacao por portugal e dizimacao indigena
  • questao indigena segundo mariategui
  • Teatro Indígena, Jesuíta e Martins Pena
  • Processo de colonização do continente Africano
  • O processo de colonização do brasil
  • O processo de colonização da América

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!