O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014


PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO







O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO















FUNDAMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE
O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO

Resumo
Neste artigo é apresentado o processo de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, onde é descrito o início do processo, documentosnecessários, processos e tipos de auditorias e a conclusão onde constam os benefícios que a certificação traz a uma organização.
Introdução
O processo de certificação consiste na avaliação da conformidade do processo com os requisitos da Norma em questão e o sistema de gestão documentado, cabe a organização planejar, implantar e implementar de forma assistida programas de avaliação da conformidade doprocesso, produto, serviços e pessoal, alinhando a norma que melhor se adapte ao sistema de gestão em questão.
A certificação do sistema de gestão promovendo a organização, melhor controle dos processos, competitividade com um melhor atendimento ao cliente e satisfação do mesmo, concorrência justa com a oportunidade de expandir para novos mercados, parceria com os fornecedores melhorando o tempo deresposta dentre outros.

O processo de certificação
O processo de certificação tem como premissa a implantação assistida e o pleno comprometimento da alta direção desde a fase inicial do projeto até a sua implementação, visando à melhoria continua do Sistema de Gestão na busca incessante da excelência.
A primeira fase é da analise dos documentos, quando se avalia a documentação antes daauditoria de certificação, para se assegurar que a mesma está de acordo com o requisito da norma e para identificar todos os problemas a serem corrigidos.
São documentos para certificação de um Sistema de Gestão
Manual da Qualidade: Que é controlado pela política da organização.
Procedimentos do Sistema de Gestão: Descreve o que acontece passo a passo.
Instruções: Como fazer.
Registros, relatórios eformulários preenchidos: Evidência de atividades realizadas ou resultados alcançados.

(NBR ISO 19011:2012) “Convém que um sistema documentado, constituído pelo Manual da qualidade, procedimentos de sistema e instruções de trabalho, seja apoiado por um quarto nível, que consiste de registros da qualidade e que fornece evidência objetiva da implementação e da eficácia do Sistema de Gestão.”Auditoria formal
A segunda fase é a da auditoria formal de certificação, quando se avalia a conformidade com os requisitos da norma. Quaisquer discrepâncias são registradas e apresentadas para ação corretiva. Após todas as não conformidades são menores a certificação pode ser recomendada condicionalmente, com um acompanhamento posterior para verificar a implementação das ações corretivasplanejadas.
As normas da série NBR-ISO 9000 enfatizam a importância da auditoria da qualidade como uma ferramenta chave de gestão para alcançar objetivos especificados na politica da qualidade da organização. A Norma NBR ISO 19011 estabelece como convém que a auditoria seja conduzida.
As auditorias de manutenção que consiste em auditorias de terceira fase asseguram a manutenção da certificação e levamem conta a melhoria contínua. Nas auditorias de supervisão, são analisadas partes do Sistema de Gestão da Qualidade, para assegurar que a norma é mantida e para abordar quaisquer alterações nos procedimentos ou escopo.
Antes do processo formal de certificação, algumas organizações optam por uma auditoria de pré-avaliação que serve como um “teste” para determinar o estágio de preparação paraauditoria de certificação.
Uma organização pode optar por desenvolver um sistema de gestão da qualidade em conformidade com a norma, mas que não seja certificado ou registrado. Neste caso, o sistema de gestão da qualidade é desenvolvido e provado que atende aos requisitos da norma conforme verificado por um processo de auditoria. A auditoria pode ser a própria auditoria interna da empresa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação
  • Certificação do Sistema de Gestão Ambiental
  • sistema de gestão ambiental e certificação
  • GESTAO DE PROCESSOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Sistemas Híbridos de Gestão de Processos
  • Educação ambiental, sistema de gestão ambiental e certificação ambiental.
  • Educação ambiental, sistema de gestão ambiental e certificação ambiental.
  • Processo de implementação de um sistema de gestão da qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!