O processo da aquisiçao da linguagem escrita

Páginas: 17 (4061 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
O DESENHO INFANTIL: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA

Ana Maria Guimarães Pereira
Morgana Letícia Rossi
Sandra Dias Matos
(Acadêmicas do curso de Pedagogia para Educação Infantil CEAD/UNEMAT)

Resumo: Este artigo cujo tema é o desenho infantil no processo de aquisição da linguagem escrita na Educação infantil onde analisa a construção e o desenvolvimento do desenho infantildurante alfabetização. O objetivo central desta investigação busca compreender e averiguar critérios de análise de desenhos produzidos por crianças de 5 anos de idade da educação infantil, antes e depois da intervenção pedagógica no processo de aquisição da linguagem.

Palavras – chave: desenho, linguagem e escrita

1. Introdução

Não há como tratar da aprendizagem da escrita sem tratardas questões teóricas que sustentam o trabalho de ensino da linguagem. Por isso esse artigo tratará entre outras questões da escrita como representação da fala, do funcionamento do sistema alfabético das questões discursivas do texto, do papel da criança como sujeito da linguagem.
Quando se fala em prática reflexiva está se fazendo uma distinção entre elas e as práticas mecanicista, que tomam aleitura do ponto de vista da decodificação. Essa compreensão decorre da clareza de que a linguagem não é meramente um código a ser treinado, mais pressupõem a interação. Compreende-se, assim, que não se pode desvincular a concepção de linguagem da metodologia adotada, pois uma reflete a outra.
Há que se entender, então, que a reflexão teórica ilumina a prática pedagógica e que esta pode serentendida por meio daquela.
As concepções teóricas possibilitaram pensar o desenho infantil como possibilidade de buscar atender os aspectos envolvidos nessa relação respeitando, acolhendo e fazendo uso dos conteúdos significativos trazidos pela criança e permitindo que o desenho seja mediador desse processo. Essa amplitude gerada a partir desta reintegração do desenho infantil ao processo dealfabetização permitiria ainda explorar o desenho em todo seu potencial; como forma gráfica auxiliar de significação do texto verbal e escrito; e seu potencial comunicativo; e um caminho da especificidade artística, na trilha do pensamento estético. A criança é vista, assim como sujeito ativo desse processo em que o desenho, como a fala aparece como parte do desenvolvimento natural, que paulatinamente seintegra aos processos escolares e sustenta um ato dialógico entre as propostas oferecidas pelas escolas e as reais condições do aluno.
O desenho é uma forma de expressão da linguagem artística, de fundamental importância no desenvolvimento infantil. As crianças já nascem em um ambiente em que o desenho está presente no seu cotidiano, através das imagens da televisão, dos rótulos dos produtos, noscartazes nas ruas, nas revistas, etc. em função disso, a escrita urbana pode ser trazida para dentro da sala e enriquecer o jogo de faz de conta e os ambientes que ele produz. Através do desenho a criança desenvolve a auto expressão e envolve afetivamente com o mundo: opinam, criticam, sugerem, usando cores, formas, tamanhos, símbolos.
Assim como a brincadeira, ao desenhar, a criança representa arealidade transformando-a de acordo com sua vontade e quanto mais oportunidades de desenhar e observar desenhos, maiores serão as situações de aprendizagens vivenciadas pela criança.
Sabendo da imensa dificuldade das educadoras quanto ao reconhecimento dos níveis psicogenéticos dos alunos da aprendizagem a escrita, este projeto busca esclarecer como funciona o desenho na educação Infantil, eprincipalmente na elaboração e seleção de atividades escritas que atendam de imediato as suas necessidades nos seus respectivos níveis.
Após o levantamento do referencial teórico foi dado inicio a coleta de dados, para verificação prática da teoria, como dinâmica de desenvolvimento do projeto de pesquisa foram realizadas entrevistas com duas professoras da Educação Infantil que atua na extensão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS
  • Aquisicao Da Linguagem Oral E Escrita
  • Dislexia ou processo de aquisição da escrita?
  • Processos de aquisição da escrita- psicopedagogia
  • O erro no processo de aquisição de linguagem
  • A aquisição da escrita ou letramento e aquisição natural da linguagem humana
  • AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
  • A aquisição da escrita no processo inicial da alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!