O processamento prim rio constitui a primeira etapa pela qual o petr leo passa depois que sai do reservat rio e alcan a a superf cie

396 palavras 2 páginas
O processamento primário constitui a primeira etapa pela qual o petróleo passa depois que sai do reservatório e alcança a superfície. As correntes de fluidos de diferentes poçoschegam à superfície através dos manifolds contendo alguns gases, como H2S E CO2 e água, que pode estar presente inicialmente no reservatório ou ter sido injetada, com o objetivo de aumentar a recuperaçãode petróleo. Desse modo, no momento em que chega a superfície o fluido ainda não se encontra em condições adequadas de utilização e exportação sendo de extrema importância dotar os campos deinstalações voltadas para o processamento primário de petróleo.
Assim, o processamento primário da produção tem como finalidades:
- promover a separação óleo/gás/água
- tratar ou condicionar os hidrocarbonetospara que possam ser transferidos para as refinarias ou Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs);
- tratar a água para que seja destinada à condição ambiental e tecnicamente mais aceitável(descarte ou reaproveitamento).

O processamento primário de petróleo consiste na primeira etapa da fase de produção, na qual o petróleo passa após sair do reservatório e alcançar a superfície. Normalmente, temse a produção simultânea de gás, óleo e água, juntamente com impurezas (BRASIL et al.,
2011).
O principal interesse econômico dessa atividade é na produção de hidrocarbonetos
(óleo e gás), sendo necessário dotar os campos marítimos e terrestres de facilidades de produção, que são instalações destinadas a efetuar, sob condições controladas a separação do óleo, do gás e da água. O processamento primário de petróleo tem como objetivos (BRASIL et al., 2011):
Separação das fases oleosa, gasosa e aquosa, nos equipamentos conhecidos como separadores. Tratar a fase oleosa para redução da água emulsionada e dos sais dissolvidos.
Tratar a fase gasosa para redução do teor de água, e se necessário de outros contaminantes. Tratar a fase aquosa para descarte e/ou reinjeção nos poços produtores.
Dependendo do tipo de

Relacionados