O problema economico

Páginas: 10 (2409 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
3. O Problema Económico
3.1 ESTRUTURA OBJECTIVA DO PROBLEMA:
I) Escassez - consiste na impossibilidade de os bens disponíveis satisfazerem as necessidades presentes, dependendo fundamentalmente dessas necessidades humanas , pois são estas que definem se um bem é ou não escasso. A noção de escassez desse bem pode ser determinada pela mudança dos gostos das pessoas e varia segundo ascircunstâncias. Se determinado bem não satisfizer mais as necessidades humanas para que foi criado, deixa igualmente de ser escasso, pois a sua utilidade já não faz sentido. No entanto, as necessidades humanas são ilimitadas, por isso, a satisfação das necessidades nunca é completa pois, os indivíduos sentem outra necessidade quando a primeira já está satisfeita (Pirâmide de Maslow).
O conceito de escassezestá intimamente ligado com o conceito de escolha, pois a escassez pressupõe alternativas. Além disso, a razão de existir escolha reside na escassez, ou seja, o facto de não se produzir tudo quanto se deseja. Se é preciso escolher, isso significa satisfazer uma necessidade em vez da outra, ou seja, existe um custo. E daqui nascem os verdadeiros problemas económicos.

II) Custo- portanto, o custonasce, devido à existência de escassez, onde qualquer satisfazer de uma necessidade impõe um custo na satisfação de outra necessidade. Chamamos ao conceito económico de custo - custo de oportunidade. Este, por sua vez define-se pelo benefício da melhor alternativa a cada coisa. Aliás, em Economia não há custos, há sim benefícios das alternativas. Se o que interessa são as necessidades humanas ocusto de uma satisfação é a satisfação que deixou de se ter, para ter a que se teve.
A forma mais simples de expressar o fenómeno da escassez é através de uma expressão da Economia:” Não há almoços grátis “. Esta frase traduz a ideia simples de que não é possível ter uma coisa escassa de borla. A própria existência da escassez implica um custo, embora este não tem que ser traduzido necessariamenteem dinheiro.
III) Quê, como, para quem
Qualquer problema económico pode-se resumir em três perguntas: O quê?Como? Para quem?
- O que produzir? Quais os produtos, em que quantidade, e quando? O que é que as pessoas querem consumir?
- Como produzir? Por quem, de que forma e com que tecnologia?
- Para quem produzir? Quem beneficia com a produção? Como se divide a produção nacional entre asvárias famílias?
Outros resumem o problema económico em actividades: produção, consumo e distribuição.
Seja qual for a definição, no essencial têm de definir as suas linhas fundamentais: trata-se de uma escolha, de uma decisão, num ambiente de escassez.

3.2- ESTRUTURA SUBJECTIVA DO PROBLEMA: RACIONALIDADE E INTERDEPENDÊNCIA
Como é que se tomam as decisões? Na decisão do agente económico, sãoconsiderados dois pontos: como se fazem as escolhas, e que sistema resulta dessas escolhas. Daqui saem as duas hipóteses -base: - os agentes são racionais; e – os sistemas equilibram.
A racionalidade exige duas coisas:
1)Optimização –consiste em procurar escolher a melhor alternativa, evitar o desperdício, tirara partido de uma melhoria. Cada pessoa, na sua vida real, vai tentando dirigir as suasdecisões segundo as suas preferências, objectivos e finalidades. Optimizar as coisas o melhor possível. O óptimo pode ser mau, mas é a melhor alternativa, e isto é o que toda a gente procura fazer.
Mas para saber se uma situação é ou não racional, precisa de ter a certeza de duas coisas:
a) Disponibilidade: as oportunidades a escolher têm de estar disponíveis para o agente. Um agente é racionalse escolher uma possibilidade que parece pior, mas é mais acessível que outra. Esta disponibilidade para além de física, pode ser social, moral, etc.
b) Definição do que é melhor. O que é melhor para uns pode não ser para outro. Se o outro não escolhe o que eu escolheria na mesma situação, o outro não é irracional, apenas tem gostos diferentes. Deste modo vemos que as preferências pessoais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Problema economico
  • O problema econômico
  • O problema economico
  • Problemas economicos
  • Problemas economicos
  • Problema economico e sua relação com o individuo
  • Problemas econômicos fundametais
  • PROBLEMAS SOCIO ECONOMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!