O problema econômico

Páginas: 9 (2243 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
PROBLEMA ECONÔMICO 01/08



Prof
GeorgesKeramidas










Economia é a Ciência Social que estuda
como o indivíduo e a Sociedade
decidem (escolhem) empregar
recursos produtivos escassos na produção de
bens e serviços,
de modo a distribuí-los entre
as várias pessoas e grupos dasociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.



Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados.

Por outro lado as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.

Independentemente dograu de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.

Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas limitadas.

O Problema Fundamental da Economia é a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer às necessidadeshumanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas.

Esse fato é conhecido como


Lei da Escassez


PROBLEMA ECONÔMICO 02/08

Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade.

Essa é a Questão Central doestudo da Economia:
Como alocar recursos produtivos limitados de forma a atender ao máximo às necessidade humanas.

Assim quatro questões fundamentais são levantadas:

O que produzir?
A resposta significa identificar as necessidades e o que irá satisfazê-las. Dessa forma a sociedade deve saber que precisa produzir, por exemplo, alimentos, roupas, casas, estradas, escolas, etc.

Quantoproduzir?
Essa questão complementa a anterior e tem sua importância definida na medida em que é impossível produzir em quantidades ilimitadas todos os bens necessários.

Se imaginarmos que todos os recursos disponíveis de uma economia estão sendo utilizados no processo produtivo, atingiremos um limite na produção de bens e serviços.
Nesse caso, se quisermos aumentar a produção de um bem qualquer,teremos de diminuir a quantidade de produção de outro bem.

Como produzir?
Esse é um problema de ordem técnica.
Para que se obtenha um determinado bem ou serviço, é necessário os fatores trabalho, capital e recursos naturais.

A proporção em que esses recursos serão combinados vai depender da abundância ou escassez de cada um deles.
Portanto, é natural imaginar que, em uma economia em queo fator trabalho seja mais abundante que o fator capital, a produção empregue uma quantidade proporcionalmente maior de trabalho.

Para quem produzir?
Essa questão está diretamente relacionada ao consumo, à satisfação das necessidades dos indivíduos. A resposta vai nos dizer de que forma será distribuído o produto do trabalho coletivo aos elementos da sociedade.
A sociedade terá também quedecidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras, dos juros etc).

Em economias de mercado, esses problemas são resolvidos pelos mecanismos de preços atuando por meio da oferta e da demanda.

Nas economias centralizadas, essas questões são decididas por um órgão central de planejamento, apartir de um levantamento dos recursos de produção disponíveis e das necessidades do país, e não pela oferta e demanda no mercado.

PROBLEMA ECONÔMICO 03/08

Setores da Economia
Primário, Secundário e Terciário


INTRODUÇÃO 
A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Problema economico
  • O problema economico
  • O problema economico
  • Problemas economicos
  • Problemas economicos
  • Problema economico e sua relação com o individuo
  • Problemas econômicos fundametais
  • PROBLEMAS SOCIO ECONOMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!